Este artigo aborda a importância da avaliação e intervenção neuropsicopedagógica no contexto do processo de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência, com o foco nas questões neurológicas, cognitivas e emocionais. Explora cada uma dessas áreas, suas causas e implicações para o ensino-aprendizagem. Além disso, discute estratégias de intervenção e colaboração entre neuropsicopedagogos e educadores, tendo como objetivo central, possibilitar um ambiente educacional inclusivo e que através dos resultados das avaliações e intervenções neuropsicopedagógicas facilitem o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. As questões neurológicas, cognitivas e emocionais podem criar barreiras significativas para o aprendizado dos estudantes, essas barreiras se manifestam de várias formas, incluindo dificuldades de atenção, problemas de processamento de informações, baixa autoestima, falta de motivação e comportamentos disruptivos, entre outros. Além disso, é importante reconhecer que essas questões ainda podem apresentar combinações neurológicas, cognitivas e emocionais, que se interagem de maneiras complexas e podem exigir abordagens personalizadas e holísticas para suporte. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliográfica, com abordagem qualitativa. Para validar os questionamentos, afirmações e resultados nos valemos de Cosenza (2011), Moreira (1995), Piaget (1996), Schneider (2019), Alves da Silva (2008), entre outros. Os resultados apontam para a validação das intervenções no processo de ensino e aprendizagem a partir das avaliações neuropsicopedagógicas como instrumento de conhecimento dos estudantes com deficiência.