A escola é um ambiente vivo que contribui, para o desenvolvimento das potencialidades dos sujeitos que a frequentam, formada pelo conjunto de profissionais que desejam contribuir com o acesso, permanência do aluno na escola, objetivando a construção de pessoas socialmente conscientes. Este ambiente escolar é composto por vários profissionais como: professor, gestor, inspetor, coordenador/supervisor, psicólogo e o orientador educacional, a maioria destes com formação inicial ou continuada em pedagogia, além de crianças ditas normais e as que tem diagnósticos variados, necessitando ser incluída no ambiente escolar. Destacamos neste estudo as atividades desenvolvidas pelo orientador educacional para incluir crianças diagnosticadas na sala de aula. A profissão de orientador educacional, ao longo da sua história tem se modificado e suas ações vem acompanhando a realidade das comunidades escolares onde atua. Este estudo faz um recorte da atuação do orientador educacional com os estudantes no período de 2014 a 2018 em uma cidade do interior da Paraíba, e tem como objetivo geral analisar a atuação profissional através de registros de intervenções coletiva em salas regulares para adaptação de crianças com necessidades específicas no sistema de ensino municipal, no referido período. A metodologia adotada na pesquisa baseou-se nos estudos e análises bibliográficos, relatórios produzidos pelo profissional de orientação e cadernos de bordo. A pesquisa em questão encontra-se na fase de tabulação de dados para a referida análise e com isso a possibilidade de conclusão do artigo.