O presente trabalho aborda a discussão sobre a utilização da Tecnologia Assistiva (TA) no processo de ensino-aprendizagem de crianças com autismo nas salas de aulas regulares, principalmente em seu processo de alfabetização. A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento com caráter interdisciplinar que, além dos recursos, engloba também produtos e práticas que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com deficiência ou transtorno. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta características em três dimensões: comunicação; padrões restritos e repetitivos no comportamento e interações sociais. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da utilização de recursos da TA no processo de alfabetização de um aluno com autismo, evidenciando a importância dessa proposta de ensino nas salas de aulas regulares. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, optando por um estudo de caso, desenvolvendo o estudo com um aluno autista do Ensino Fundamental em processo de alfabetização. Os fundamentos dessa reflexão se pautaram nos estudos de Bersch (2017), Bosa (2006), DSM – V (2014), Galvão Filho (2012), Mazzota (2005), bem como de outros autores e documentos. De acordo com a interpretação dos dados coletados no estudo, se entende que, cada vez mais, se faz necessário inserir a TA na instituição escolar, no ambiente de sala de aula, auxiliando não só na inclusão, mas principalmente no processo de alfabetização dos alunos autistas. E os resultados da pesquisa foram positivos porque o aluno sujeito da pesquisa demonstrou interesse e um bom desenvolvimento na aprendizagem através da TA estudada.