Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONTRIBUIÇÕES DE RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM ALUNO COM AUTISMO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108361
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 486
    "inscrito_id" => 1963
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM ALUNO COM AUTISMO"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda a discussão sobre a utilização da Tecnologia Assistiva (TA) no processo de ensino-aprendizagem de crianças com autismo nas salas de aulas regulares, principalmente em seu processo de alfabetização. A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento com caráter interdisciplinar que, além dos recursos, engloba também produtos e práticas que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com deficiência ou transtorno. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta características em três dimensões: comunicação; padrões restritos e repetitivos no comportamento e interações sociais. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da utilização de recursos da TA no processo de alfabetização de um aluno com autismo, evidenciando a importância dessa proposta de ensino nas salas de aulas regulares. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, optando por um estudo de caso, desenvolvendo o estudo com um aluno autista do Ensino Fundamental em processo de alfabetização. Os fundamentos dessa reflexão se pautaram nos estudos de Bersch (2017), Bosa (2006), DSM – V (2014), Galvão Filho (2012), Mazzota (2005), bem como de outros autores e documentos. De acordo com a interpretação dos dados coletados no estudo, se entende que, cada vez mais, se faz necessário inserir a TA na instituição escolar, no ambiente de sala de aula, auxiliando não só na inclusão, mas principalmente no processo de alfabetização dos alunos autistas. E os resultados da pesquisa foram positivos porque o aluno sujeito da pesquisa demonstrou interesse e um bom desenvolvimento na aprendizagem através da TA estudada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1963_TB486_16042024203510.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERLÂNIA DANTAS RICARDO"
    "autor_nome_curto" => "VANDERLÂNIA"
    "autor_email" => "vanderlaniadantasricardo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108361
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 486
    "inscrito_id" => 1963
    "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DE RECURSOS DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE UM ALUNO COM AUTISMO"
    "resumo" => "O presente trabalho aborda a discussão sobre a utilização da Tecnologia Assistiva (TA) no processo de ensino-aprendizagem de crianças com autismo nas salas de aulas regulares, principalmente em seu processo de alfabetização. A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento com caráter interdisciplinar que, além dos recursos, engloba também produtos e práticas que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com deficiência ou transtorno. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta características em três dimensões: comunicação; padrões restritos e repetitivos no comportamento e interações sociais. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da utilização de recursos da TA no processo de alfabetização de um aluno com autismo, evidenciando a importância dessa proposta de ensino nas salas de aulas regulares. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, optando por um estudo de caso, desenvolvendo o estudo com um aluno autista do Ensino Fundamental em processo de alfabetização. Os fundamentos dessa reflexão se pautaram nos estudos de Bersch (2017), Bosa (2006), DSM – V (2014), Galvão Filho (2012), Mazzota (2005), bem como de outros autores e documentos. De acordo com a interpretação dos dados coletados no estudo, se entende que, cada vez mais, se faz necessário inserir a TA na instituição escolar, no ambiente de sala de aula, auxiliando não só na inclusão, mas principalmente no processo de alfabetização dos alunos autistas. E os resultados da pesquisa foram positivos porque o aluno sujeito da pesquisa demonstrou interesse e um bom desenvolvimento na aprendizagem através da TA estudada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1963_TB486_16042024203510.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANDERLÂNIA DANTAS RICARDO"
    "autor_nome_curto" => "VANDERLÂNIA"
    "autor_email" => "vanderlaniadantasricardo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho aborda a discussão sobre a utilização da Tecnologia Assistiva (TA) no processo de ensino-aprendizagem de crianças com autismo nas salas de aulas regulares, principalmente em seu processo de alfabetização. A Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento com caráter interdisciplinar que, além dos recursos, engloba também produtos e práticas que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com deficiência ou transtorno. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta características em três dimensões: comunicação; padrões restritos e repetitivos no comportamento e interações sociais. Essa pesquisa tem como objetivo apresentar as contribuições da utilização de recursos da TA no processo de alfabetização de um aluno com autismo, evidenciando a importância dessa proposta de ensino nas salas de aulas regulares. Para isso, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativo, optando por um estudo de caso, desenvolvendo o estudo com um aluno autista do Ensino Fundamental em processo de alfabetização. Os fundamentos dessa reflexão se pautaram nos estudos de Bersch (2017), Bosa (2006), DSM – V (2014), Galvão Filho (2012), Mazzota (2005), bem como de outros autores e documentos. De acordo com a interpretação dos dados coletados no estudo, se entende que, cada vez mais, se faz necessário inserir a TA na instituição escolar, no ambiente de sala de aula, auxiliando não só na inclusão, mas principalmente no processo de alfabetização dos alunos autistas. E os resultados da pesquisa foram positivos porque o aluno sujeito da pesquisa demonstrou interesse e um bom desenvolvimento na aprendizagem através da TA estudada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.