O presente trabalho pressupõe a alimentação de qualidade e a educação como direitos fundamentais ao ser humano e suas democratizações ideais ainda destoantes da realidade brasílica. Este debruça-se sobre a análise e estudo dos impactos do refeitório escolar em funcionamento no Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici (Ifal - Murici) desde o segundo semestre do ano de 2022 na inclusão e permanência de seus discentes no ensino médio técnico. Para esse fim, foram aplicados questionários com estudantes dos cursos de ensino médio técnico no interior da Zona da Mata de Alagoas, buscando entender seus perfis socioeconômicos e suas óticas sobre a importância do refeitório escolar em sua permanência na instituição, em seu desempenho acadêmico e em sua alimentação diária. Nota-se, por meio da pesquisa realizada, que o acesso à alimentação proporcionada pelo refeitório escolar possui importante papel na manutenção de estudantes, seu desempenho acadêmico e rotina alimentar, principalmente aqueles que possuem perfil de vulnerabilidade socioeconômica, na rede federal de ensino e, consequentemente, democratizando o ensino técnico profissionalizante a camadas mais populares da região onde está instalado. Portanto, emerge a necessidade de promover debates voltados a políticas públicas eficientes para a alimentação escolar e, consequentemente, de uma educação mais justa, igualitária e inclusiva em todo o Brasil.