Uma educação na perspectiva inclusiva busca garantir o acesso, a permanência na escola e a aprendizagem de todos os estudantes, independentemente de suas necessidades. Para tanto, se faz necessário que os cursos de licenciatura, proporcionem alicerces teóricos e metodológicos para que os professores, estejam aptos a exercer seu papel educativo com todos os alunos. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo discutir as questões ligadas a formação docente para o ensino de Geografia em uma perspectiva de inclusão, através do uso de metodologias inclusivas no processo de alfabetização cartográfica dos discentes com deficiência visual. Este trabalho também apresenta a visão dos licenciandos de uma turma do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas, campus Arapiraca, sobre a abordagem e ensino de temáticas relacionadas à inclusão no seu processo de formação inicial, bem como suas impressões sobre as contribuições da oferta de uma oficina formativa realizada durante o Estágio de Docência na disciplina, Saberes e Metodologias do Ensino de Geografia 2. Para o desenvolvimento da oficina formativa foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação, havendo inicialmente uma observação prévia e organização dos conteúdos a serem trabalhados, e posteriormente a realização de intervenções, uma aplicação da ação formativa. Assim, para conhecer as impressões dos licenciados participantes desta ação, foi aplicado um questionário via Google Formulários. Os resultados obtidos demostram que na formação inicial dos sujeitos inquiridos havia fragilidades em relação a temática proposta, considerando que no curso em questão os docentes não são da área especifica da Geografia, e que as experiências vivenciadas pelos discentes na oficina formativa propiciou reflexões construtivas no que diz respeito aos conteúdos ligados a uma perspectiva inclusiva, resultando em um rico processo de ensino-aprendizagem.