Apresenta como objetivo do estudo descrever a importância da inclusão, ensino e aprendizagem de criança com o Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Utilizou-se da metodologia de revisão bibliográfica do tipo descritivo fundamentado nos aportes teóricos e práticos da inclusão, ensino e aprendizagem diante da pessoa com o Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Num panorama internacional, percebe-se que eventos entre diversos país, inclusive o BRASIL, levantaram discussões de como trabalhar diante das deficiências. O que no plano nacional, sugiram movimentos incumbidos para debates críticos e reflexivos que incentivaram a construção de algumas leis que contemplam as necessidades educacionais especiais. Avante disso, emergiram pressupostos teóricos, técnicos e dinâmicos sobre a educação especial e à educação inclusiva. Dimensões essas que poucos educadores sabem diferenciá-las. Sendo que a primeira se trata de elucidar fundamentos educacionais, hora vistos segregados. Já a educação inclusiva tece numa visão integrativa ancorada no processe de adaptação com recursos e serviços educacionais especiais, de forma organizada para orientar os profissionais da educação. Dialogando com esses segmentos, encontra-se a deficiência do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que se apresentam como um transtorno do neurodesenvolvimento compatível a múltiplas comorbidades: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), síndrome de Down, ansiedade. Isto é, geralmente o TEA está suscetível a uma ou mais dessas condições e entre outras. Nessa dialética, ressalta-se a relevância do manejo de inclusão, ensino e aprendizagem diante de crianças com o TEA, contemplando o desenvolvimento integral e aprendizagem.