Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

FRIDINHAS – COLETIVO DE MENINAS ESTUDANTES: UMA EXPERIÊNCIA DE ACOLHIMENTO NO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA, CAMPUS JI-PARANÁ

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Em 2023, o Instituto Federal de Rondônia lançou um edital de incentivo à formação de coletivos de estudantes como protagonistas juvenis, dentre as diversas categorias, o protagonismo feminino. Assim nasceu o Fridinha – Coletivo de Meninas Estudantes, formado por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do campus Ji-Paraná/RO, sendo três alunas coordenadoras e cinco voluntárias. O objetivo principal do coletivo foi criar um espaço de diálogo entre as alunas do campus e contribuir com sua formação identitária, proporcionando maior conscientização sobre questões e problemas do mundo feminino. A metodologia de trabalho no grupo foram as rodas de conversas, regadas pelo compartilhamento das cuias de tereré, uma bebida gelada à base de erva mate e, que assim como o chimarrão, proporciona espaços de sociabilidade principalmente entre adolescentes. A construção do plano de trabalho se deu a partir de inquietações das alunas sobre questões que as envolviam/envolvem. Dessa forma, no decorrer do II semestre de 2023 as rodas de conversas abordaram temas como sexualidade fiminina e adolescência, namoro e relacionamentos abusivos, a presença feminina no mundo dos jogos eletrônicos, entre outros. Eram encontros abertos para todas as alunas do campus, também foram realizadas rodas de discussões literárias que analisaram textos de Davis, Adichie e outras autoras feministas. Os resultados não podem ser mensurados, foram encontros sensíveis, carregados de afetividade, onde se desenvolveram relações de sororidade, muito mais que isto, nasceram relações de comadres, de cuidados mútuos. A experiência do coletivo, foi muito positiva, estabeleceu, no interior do campus, um espaço de construção da consciência e presença feminina na sociedade. Evidenciou a importância de a escola criar mecanismos que desenvolvam as mais diversas formas de protagonismo juvenil.

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