Este trabalho apresenta os resultados do processo de desenvolvimento do Universo Tátil, que se trata de um livro multissensorial para crianças com deficiência visual. O livro oferece conteúdo relacionado ao ensino de ciências, especificamente sobre o Universo, presentes no Projeto Político-Pedagógico do ensino fundamental. A metodologia de pesquisa fundamentou-se nas etapas de pesquisa bibliográfica e documental, na produção do material educacional e trabalho de campo. As pesquisas bibliográfica e documental tiveram como descritores: história do livro, desenho universal de aprendizagem, objetos de referência, deficiência visual, desenho tátil e didática multissensorial. A pesquisa de campo envolveu a testagem do produto com observação participante e entrevistas semiestruturadas com dois grupos identitários, constituídos por dois professores e quatro estudantes do ensino fundamental, com baixa visão e cegueira, do Instituto Benjamim Constant – IBC. O tratamento dos dados baseou-se na análise de conteúdo, com o auxílio do software Iramuteq. Como resultado, o material foi aprovado, atendendo às características da didática multissensorial, além da durabilidade, conforto tátil e segurança na deficiência visual. Como considerações finais tem-se que o conhecimento das singularidades da infância com deficiência visual leva a decisões por meios mais adequados ao estímulo da leitura e do protagonismo da criança em seu processo de escolarização. A avaliação do produto deve considerar aspectos simbólicos do conteúdo e imagens e estéticos da produção.