Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO PARA TODOS: REFLEXÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares
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Toma-se como objeto esse grupo de pessoas devido ao número significativo de atendimento escolar destinado a esse público que estão em processo de inclusão, na tentativa de compreender como essas políticas garantem e promovem a dignidade humana. Para realizar tal intento, este estudo faz uso da revisão de literatura e um levantamento nos documentos oficiais disponíveis no ambiente virtual da prefeitura municipal da cidade de Curitiba especificamente na área da educação, os dados são organizados em tabelas e analisados a partir do conceito da dignidade humana fundado na Constituição Brasileira de 1988. Dos achados se reconhece o esforço das políticas públicas educacionais para efetivar uma educação de qualidade para todos as pessoas com deficiência, de modo a promover a garantia e a dignidade humana, elementos essenciais para a implantação das políticas públicas, como financiamento, vontade política e demanda social, precisam estar em sintonia, situação invisível nos documentos. 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Não há respostas agradáveis por parte das políticas públicas, mas estas são essenciais na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e democrática, que caracteriza uma sociedade inclusiva.A democratização das informações e o empoderamento dos envolvidos nos processos inclusivos são elementos a serem considerados quando se trata da dignidade human" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD1_ID1889_TB112_18022024212636.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN CÉLIA CASTELLAIN GUEBERT" "autor_nome_curto" => "MIRIAN GUEBERT" "autor_email" => "mirian.castellain@pucpr.br" "autor_ies" => "PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ (PUCPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108085 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 112 "inscrito_id" => 1889 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA TODOS: REFLEXÕES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR" "resumo" => "A democratização das informações e o empoderamento dos envolvidos nos processos inclusivos são elementos a serem considerados quando se trata da dignidade humana, os quais passam a ser garantidos com as políticas públicas. 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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A democratização das informações e o empoderamento dos envolvidos nos processos inclusivos são elementos a serem considerados quando se trata da dignidade humana, os quais passam a ser garantidos com as políticas públicas. Nas diferentes fases da vida são necessários cuidados específicos e a não realização de tais cuidados pode ocasionar consequências irreversíveis no desenvolvimento físico, mental, social e psicológico das pessoas, o que acaba por interferir diretamente no reconhecimento da pessoa como indivíduo e na sua qualidade de vida. Nesse sentido questionamos como considerar as especificidades individuais para potencializar o desenvolvimento e a promoção da dignidade das pessoas na educação, uma vez que a educação é entendida como uma prática social que perpassa as políticas públicas educacionais, foco desse estudo. Segundo o IBGE 2010, 0,8% da população brasileira têm algum tipo de deficiência, o alto número de pessoas com deficiência nos desafia a investigar como essas pessoas são contempladas nas políticas públicas educacionais com vistas à promoção de sua dignidade. Toma-se como objeto esse grupo de pessoas devido ao número significativo de atendimento escolar destinado a esse público que estão em processo de inclusão, na tentativa de compreender como essas políticas garantem e promovem a dignidade humana. Para realizar tal intento, este estudo faz uso da revisão de literatura e um levantamento nos documentos oficiais disponíveis no ambiente virtual da prefeitura municipal da cidade de Curitiba especificamente na área da educação, os dados são organizados em tabelas e analisados a partir do conceito da dignidade humana fundado na Constituição Brasileira de 1988. Dos achados se reconhece o esforço das políticas públicas educacionais para efetivar uma educação de qualidade para todos as pessoas com deficiência, de modo a promover a garantia e a dignidade humana, elementos essenciais para a implantação das políticas públicas, como financiamento, vontade política e demanda social, precisam estar em sintonia, situação invisível nos documentos. Os dados demonstram a precariedade na terminologia, na não preocupação com as pessoas com deficiência, a naturalização de uma educação que se diz inclusiva, mas dentro de um meio social excludente e preconceituoso, que valoriza os padrões estabelecidos pelo capital e que marginaliza as diferenças humanas. Não há respostas agradáveis por parte das políticas públicas, mas estas são essenciais na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e democrática, que caracteriza uma sociedade inclusiva.

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