O texto intitulado “Desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo: estratégias e implicações no contexto da educação inclusiva” aborda a inclusão da pessoa com deficiência com destaque para pessoa com surdez na escola comum ressaltando a luta por garantias sociais e mencionando marcos importantes, como a Conferência Mundial sobre Educação para Todos em Jomtien, (TAILÂNDIA,1990), a Declaração de Salamanca (ESPANHA,1994) e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, (NOVA YORK,2006). Esses eventos ecoaram em documentos nacionais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015), que protege os direitos das pessoas com deficiência. Para explorar esse tema, recorremos às contribuições dos autores Mantoan, Lanuti (2022, 2023); Fernandes (2013) e Figueiredo (2010). Para inclusão da pessoa com surdez na escola comum, utilizamos as perspectivas dos autores Quadros (2006), Damásio e Alves (2007; 2016). Destacamos um relato de experiência de inclusão de uma aluna surda, fornecendo uma visão mais tangível e pessoal sobre o assunto. Os resultados dessa experiência indicam que é possível incluir alunos com surdez na escola comum, desde que lhe sejam fornecidos os recursos necessários, espaços e ambientes linguísticos incluindo a comunicação e instrução por meio da Libras e a parceria entre o professor(a) de sala comum e o professor(a) do atendimento educacional especializado na construção de estratégias pedagógicas como possibilidades efetivas e favoráveis de registro do desenvolvimento e aprendizagem do aluno surdo.