O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores acerca do ato de avaliar os estudantes com deficiência em uma escola Estadual no município de Pacatuba-CE, dando ênfase as principais dimensões e percepções de avaliação que os professores levam em consideração no processo de avaliação dos estudantes. O referencial teórico tece uma reflexão acerca das legislações pertinentes no que tange a avaliação e a educação inclusiva, além de destacar as concepções de avaliação e de formação de professores discutidas por autores como Hoffmann, Luckesi, Mantoan dentre outros. A metodologia consistiu inicialmente de uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento teórico das temáticas de estudo e a técnica de estudo de caso em uma perspectiva natural por força da atuação gestora e da comunidade pertencente ao estudo. Para a construção dos dados realizamos a aplicação de questionário para 16 professores por meio do google formulário. O documento continha questões sobre idade, sexo, formação acadêmica, tempo de atuação profissional, formação continuada, além de análise de afirmativas referentes às concepções e ao processo de avaliação na perspectiva inclusiva. Após a análise dos dados constatamos que a prática avaliativa da escola ainda não segue os princípios de uma prática pedagógica inclusiva, visto que, muitos estudantes não são considerados neste processo. Além disso, foi constatada também a falta de coerência entre o que é planejado, executado e o que é avaliado pelos professores. Diante deste contexto, concluímos que é de extrema importância buscar caminhos e possibilidades para que os profissionais e a gestão da escola possam construir em colaboração, estratégias, ações e práticas que orientem o processo de avaliação na escola, em uma perspectiva que atenda a todos os estudantes, sem exceção.