Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

AS CONCEPÇÕES DOCENTES DE AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PACATUBA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108147
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 1967
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOCENTES DE AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PACATUBA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores acerca do ato de avaliar os estudantes com deficiência em uma escola Estadual no município de Pacatuba-CE, dando ênfase as principais dimensões e percepções de avaliação que os professores levam em consideração no processo de avaliação dos estudantes. O referencial teórico tece uma reflexão acerca das legislações pertinentes no que tange a avaliação e a educação inclusiva, além de destacar as concepções de avaliação e de formação de professores discutidas por autores como Hoffmann, Luckesi, Mantoan dentre outros. A metodologia consistiu inicialmente de uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento teórico das temáticas de estudo e a técnica de estudo de caso em uma perspectiva natural por força da atuação gestora e da comunidade pertencente ao estudo. Para a construção dos dados realizamos a aplicação de questionário para 16 professores por meio do google formulário. O documento continha questões sobre idade, sexo, formação acadêmica, tempo de atuação profissional, formação continuada, além de análise de afirmativas referentes às concepções e ao processo de avaliação na perspectiva inclusiva. Após a análise dos dados constatamos que a prática avaliativa da escola ainda não segue os princípios de uma prática pedagógica inclusiva, visto que, muitos estudantes não são considerados neste processo. Além disso, foi constatada também a falta de coerência entre o que é planejado, executado e o que é avaliado pelos professores. Diante deste contexto, concluímos que é de extrema importância buscar caminhos e possibilidades para que os profissionais e a gestão da escola possam construir em colaboração, estratégias, ações e práticas que orientem o processo de avaliação na escola, em uma perspectiva que atenda a todos os estudantes, sem exceção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1967_TB191_05032024211432.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE ARAUJO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "souzaaraujoviviane@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108147
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 191
    "inscrito_id" => 1967
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DOCENTES DE AVALIAÇÃO NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PACATUBA"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores acerca do ato de avaliar os estudantes com deficiência em uma escola Estadual no município de Pacatuba-CE, dando ênfase as principais dimensões e percepções de avaliação que os professores levam em consideração no processo de avaliação dos estudantes. O referencial teórico tece uma reflexão acerca das legislações pertinentes no que tange a avaliação e a educação inclusiva, além de destacar as concepções de avaliação e de formação de professores discutidas por autores como Hoffmann, Luckesi, Mantoan dentre outros. A metodologia consistiu inicialmente de uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento teórico das temáticas de estudo e a técnica de estudo de caso em uma perspectiva natural por força da atuação gestora e da comunidade pertencente ao estudo. Para a construção dos dados realizamos a aplicação de questionário para 16 professores por meio do google formulário. O documento continha questões sobre idade, sexo, formação acadêmica, tempo de atuação profissional, formação continuada, além de análise de afirmativas referentes às concepções e ao processo de avaliação na perspectiva inclusiva. Após a análise dos dados constatamos que a prática avaliativa da escola ainda não segue os princípios de uma prática pedagógica inclusiva, visto que, muitos estudantes não são considerados neste processo. Além disso, foi constatada também a falta de coerência entre o que é planejado, executado e o que é avaliado pelos professores. Diante deste contexto, concluímos que é de extrema importância buscar caminhos e possibilidades para que os profissionais e a gestão da escola possam construir em colaboração, estratégias, ações e práticas que orientem o processo de avaliação na escola, em uma perspectiva que atenda a todos os estudantes, sem exceção."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03 - Avaliação e planejamento escolar na perspectiva inclusiva"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1967_TB191_05032024211432.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE ARAUJO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE"
    "autor_email" => "souzaaraujoviviane@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as concepções dos professores acerca do ato de avaliar os estudantes com deficiência em uma escola Estadual no município de Pacatuba-CE, dando ênfase as principais dimensões e percepções de avaliação que os professores levam em consideração no processo de avaliação dos estudantes. O referencial teórico tece uma reflexão acerca das legislações pertinentes no que tange a avaliação e a educação inclusiva, além de destacar as concepções de avaliação e de formação de professores discutidas por autores como Hoffmann, Luckesi, Mantoan dentre outros. A metodologia consistiu inicialmente de uma pesquisa bibliográfica para aprofundamento teórico das temáticas de estudo e a técnica de estudo de caso em uma perspectiva natural por força da atuação gestora e da comunidade pertencente ao estudo. Para a construção dos dados realizamos a aplicação de questionário para 16 professores por meio do google formulário. O documento continha questões sobre idade, sexo, formação acadêmica, tempo de atuação profissional, formação continuada, além de análise de afirmativas referentes às concepções e ao processo de avaliação na perspectiva inclusiva. Após a análise dos dados constatamos que a prática avaliativa da escola ainda não segue os princípios de uma prática pedagógica inclusiva, visto que, muitos estudantes não são considerados neste processo. Além disso, foi constatada também a falta de coerência entre o que é planejado, executado e o que é avaliado pelos professores. Diante deste contexto, concluímos que é de extrema importância buscar caminhos e possibilidades para que os profissionais e a gestão da escola possam construir em colaboração, estratégias, ações e práticas que orientem o processo de avaliação na escola, em uma perspectiva que atenda a todos os estudantes, sem exceção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.