A educação inclusiva refere-se a um sistema educacional que valoriza e atende às necessidades de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, origens ou características individuais. Ela busca garantir a igualdade de oportunidades educacionais, promovendo o respeito à diversidade e a participação plena de todos os estudantes. A biologia é a ciência que estuda a vida e os seres vivos, abrangendo desde a estrutura celular até os ecossistemas. Na educação, a biologia desempenha um papel fundamental ao promover a compreensão dos processos vitais, a conscientização sobre questões ambientais e a saúde humana. Ela fornece ferramentas para entender e analisar o mundo natural. A acessibilidade é a garantia de que pessoas com diferentes habilidades possam utilizar, com autonomia e segurança, os recursos e serviços disponíveis em qualquer ambiente, e em específico, em um ambiente educacional. Com base nisso, entende-se que há a necessidade de fazer adaptações nos materiais didáticos, nas metodologias e em ambientes físicos para atender às necessidades individuais de cada estudante. A inclusão é o processo de envolver ativamente todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, em um ambiente educacional que valoriza e respeita a diversidade. Isso envolve a eliminação de barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais, bem como a adaptação de práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os estudantes. A equidade na educação busca garantir que todos os estudantes tenham acesso às mesmas oportunidades e recursos educacionais, levando em consideração suas diferenças e necessidades individuais. Isso implica em fornecer suporte adicional e adaptações quando necessário para garantir que todos tenham as mesmas chances de sucesso. Por esse motivo, desenvolvemos a partir de um projeto de pesquisa, materiais didáticos que facilitem o ensino de biologia para pessoas portadoras de necessidades específicas, utilizamos Tecnologias Assistivas para a produção desses materiais didáticos.