BIOLOGIA SEM BARREIRAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM AÇÃO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108371 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "BIOLOGIA SEM BARREIRAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM AÇÃO" "resumo" => "A educação inclusiva refere-se a um sistema educacional que valoriza e atende às necessidades de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, origens ou características individuais. Ela busca garantir a igualdade de oportunidades educacionais, promovendo o respeito à diversidade e a participação plena de todos os estudantes. A biologia é a ciência que estuda a vida e os seres vivos, abrangendo desde a estrutura celular até os ecossistemas. Na educação, a biologia desempenha um papel fundamental ao promover a compreensão dos processos vitais, a conscientização sobre questões ambientais e a saúde humana. Ela fornece ferramentas para entender e analisar o mundo natural. A acessibilidade é a garantia de que pessoas com diferentes habilidades possam utilizar, com autonomia e segurança, os recursos e serviços disponíveis em qualquer ambiente, e em específico, em um ambiente educacional. Com base nisso, entende-se que há a necessidade de fazer adaptações nos materiais didáticos, nas metodologias e em ambientes físicos para atender às necessidades individuais de cada estudante. A inclusão é o processo de envolver ativamente todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, em um ambiente educacional que valoriza e respeita a diversidade. Isso envolve a eliminação de barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais, bem como a adaptação de práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os estudantes. A equidade na educação busca garantir que todos os estudantes tenham acesso às mesmas oportunidades e recursos educacionais, levando em consideração suas diferenças e necessidades individuais. Isso implica em fornecer suporte adicional e adaptações quando necessário para garantir que todos tenham as mesmas chances de sucesso. Por esse motivo, desenvolvemos a partir de um projeto de pesquisa, materiais didáticos que facilitem o ensino de biologia para pessoas portadoras de necessidades específicas, utilizamos Tecnologias Assistivas para a produção desses materiais didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID473_TB501_25032024182004.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO CONRADO DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "Prof. Thiago" "autor_email" => "thiago.vasconcelos@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108371 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 501 "inscrito_id" => 473 "titulo" => "BIOLOGIA SEM BARREIRAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM AÇÃO" "resumo" => "A educação inclusiva refere-se a um sistema educacional que valoriza e atende às necessidades de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, origens ou características individuais. Ela busca garantir a igualdade de oportunidades educacionais, promovendo o respeito à diversidade e a participação plena de todos os estudantes. A biologia é a ciência que estuda a vida e os seres vivos, abrangendo desde a estrutura celular até os ecossistemas. Na educação, a biologia desempenha um papel fundamental ao promover a compreensão dos processos vitais, a conscientização sobre questões ambientais e a saúde humana. Ela fornece ferramentas para entender e analisar o mundo natural. A acessibilidade é a garantia de que pessoas com diferentes habilidades possam utilizar, com autonomia e segurança, os recursos e serviços disponíveis em qualquer ambiente, e em específico, em um ambiente educacional. Com base nisso, entende-se que há a necessidade de fazer adaptações nos materiais didáticos, nas metodologias e em ambientes físicos para atender às necessidades individuais de cada estudante. A inclusão é o processo de envolver ativamente todos os estudantes, independentemente de suas diferenças, em um ambiente educacional que valoriza e respeita a diversidade. Isso envolve a eliminação de barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais, bem como a adaptação de práticas pedagógicas para atender às necessidades de todos os estudantes. A equidade na educação busca garantir que todos os estudantes tenham acesso às mesmas oportunidades e recursos educacionais, levando em consideração suas diferenças e necessidades individuais. Isso implica em fornecer suporte adicional e adaptações quando necessário para garantir que todos tenham as mesmas chances de sucesso. Por esse motivo, desenvolvemos a partir de um projeto de pesquisa, materiais didáticos que facilitem o ensino de biologia para pessoas portadoras de necessidades específicas, utilizamos Tecnologias Assistivas para a produção desses materiais didáticos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID473_TB501_25032024182004.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THIAGO CONRADO DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "Prof. Thiago" "autor_email" => "thiago.vasconcelos@ifpb.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }