Os estudantes universitários utilizam diversas estratégias de estudo para facilitar a compreensão do conteúdo e para potencializar a sua aprendizagem. Tratam-se de técnicas, métodos e procedimentos escolhidos com o objetivo de facilitar ou aprimorar a aprendizagem, o armazenamento e memorização da informação. O presente estudo tem como objetivo geral verificar as estratégias de estudo mais utilizadas pelos estudantes e, especificamente, verificar se existe diferença nas estratégias de estudo utilizadas em relação ao período que os estudantes estão cursando. Participaram desta pesquisa 200 estudantes brasileiros de instituições públicas e privadas. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Centro de Ciências da Saúde (CCS), da Universidade Federal da Paraíba e foi aprovada sob o parecer no 4.745.712 e CCAE no 46067521.2.0000.5188. Todos os participantes concordaram com o TCLE, baseado nas Resoluções n.466/12 e 510/16 do CNS. Os dados foram coletados através do Study Skill Checklist. Foram realizadas análises descritivas e ANOVA no SPSS 21. Os resultados da pesquisa indicam que, no geral, os alunos apresentaram bom desempenho nas estratégias de estudo, e uma prevalência no uso de estratégias de leitura (m=3,74; dp= 0,52). Além disso, foi verificado que não existe diferença significativa em relação ao desempenho nas estratégias de leitura dos estudantes de cada período (F= 1,187; p= 0,488), apenas uma leve prevalência nos estudantes do 9º período (m= 3,99; dp= 0,54). Diante do exposto, a presente pesquisa contribui para a caracterização do público universitário brasileiro. Além disso, o estudo revela a leitura como uma estratégia frequentemente utilizada. Assim, ressaltando a necessidade de ser estimulada durante o ciclo de educação básica, visando contribuir num melhor desempenho acadêmico no ensino superior.