O Ensino Inclusivo de Matemática Aliado à Tecnologia Assistiva Cleomar da Silva Moura Raimundo Gomes Luz Jacyguara Costa Pinto³ RESUMO O presente trabalho investiga o potencial do ensino inclusivo de matemática destacando como a abordagem de utilização da tecnologia pode transformar o aprendizado para pessoas com deficiência. A pesquisa se apoia em um referencial teórico-metodológico que abrange estudos sobre educação inclusiva, metodologias de ensino de matemática e o emprego destas ferramentas de ensino com alto impacto pedagógico. Por meio de uma análise qualitativa, examinamos as práticas educacionais inclusivas aliadas ao ensino matemático em diferentes contextos, enfatizando o papel de softwares educativos, que proporcionam recursos visuais, táteis e auditivos para facilitar a compreensão matemática. Os resultados indicam que seu uso integrado no ensino não apenas promove maior acesso ao currículo para alunos com diversas formas de aprender, mas também potencializa o engajamento e a motivação dos estudantes. Observou-se uma melhoria significativa na compreensão dos conceitos matemáticos, bem como na autonomia dos alunos durante o processo de aprendizagem. Essas descobertas sublinham a importância de estratégias de ensino adaptativas e personalizadas, apoiadas por tecnologias assistivas, como elementos chave para a concretização de práticas educacionais verdadeiramente inclusivas. O estudo contribui para este campo educacional inclusiva ao oferecer insights sobre como tais tipos de tecnologia podem ser eficazmente integradas para atender às necessidades de todos os alunos, promovendo um ambiente de aprendizado mais equitativo e acessível. Palavras-chave: Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva, Ensino de Matemática, Aprendizagem Adaptativa, Engajamento Estudantil.