RESUMO No decorrer da formação acadêmica de cursos de licenciatura, discentes mencionam que, muitas são as dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula durante as suas vivências acadêmicas como estagiários. Uma das inúmeras dificuldades relatadas por estudantes de cursos de licenciatura, por exemplo, é a falta de formação adequada na graduação para lhe dar com alunos que apresentem alguma deficiência mental e/ou física, podendo citar, Transtorno do Espectro Autista (TEA). Caminhando nesta temática, o presente trabalho, apresenta um relato de experiência vivenciada no processo de inclusão de um estudante com Transtorno do Espectro Autista da Escola Integral Cidadã Mestre Júlio Sarmento, em Sousa, Paraíba. A pesquisa foi realizada no contexto do estágio supervisionado, na formação de estudantes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Campus Sousa. A metodologia utilizada consistiu na observação e anotações sistemáticas ao longo do ano de 2023, com o objetivo de compreender como se processa a inclusão no ambiente escolar. Os resultados demonstraram que a escola atende as necessidades do aluno para que ele consiga se socializar e realizar as atividades propostas em sala. Logo, conclui-se que o sucesso da inclusão do aluno é um testemunho do apoio adequado, compreensão e adaptações que foram fornecidas para atender às suas necessidades individuais. E também uma indicação do compromisso da comunidade escolar em promover inclusão e socialização.