A SEXUALIDADE DA MULHER LÉSBICA COM DEFICIÊNCIA NAS ENTRELINHAS DO TRASTORNO DO ASPECTRO AUTISTA E SUAS VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108070 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 1632 "titulo" => "A SEXUALIDADE DA MULHER LÉSBICA COM DEFICIÊNCIA NAS ENTRELINHAS DO TRASTORNO DO ASPECTRO AUTISTA E SUAS VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "A disseminação de informações adequadas para a sociedade pode ser dificultada pela existência de mitos e tabus em torno da sexualidade. Entende-se que indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido à sua forma diferente de processar informações em comparação com aqueles sem o transtorno, enfrentam desafios no acesso a informações sobre essa temática. Este estudo explora a intesecção da sexualidade da mulher lésbica com TEA, e as violências simbólicas enfrentadas em contextos sociais e educacionais. Através de uma revisão sistemática, são apresentadas discussões e contextualizações sobre as várias vertentes presentes neste contexto. O objetivo foi analisar trabalhos que proporcionem o debate mais aprofundado e o levantamento de dados acerca da vivência da sexualidade de mulheres autistas e lésbicas, bem como o contexto em que essas discussões estão sendo, ou não sendo, conduzidas. Foi realizado um levantamento a partir de artigos, dissertações e teses das bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, Periódicos Capes e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, entre o período de 2013 a 2023. Foram utilizadas as palavras-chave "sexualidade”, “mulher lésbica”, “com deficiência” e “autista”. Os resultados demonstram um déficit generalizado de informações nesta área, evidenciando o imensurável silenciamento e inviabilização dessas mulheres. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais abrangente e inclusiva nas experiências das mulheres autistas e lésbicas em relação a sua sexualidade, fornecendo insights para futuras discussões e produções acadêmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1632_TB93_07062024132655.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYNOAN RAQUEL DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "AYNOAN BRITO" "autor_email" => "aynoan.brito@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108070 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 93 "inscrito_id" => 1632 "titulo" => "A SEXUALIDADE DA MULHER LÉSBICA COM DEFICIÊNCIA NAS ENTRELINHAS DO TRASTORNO DO ASPECTRO AUTISTA E SUAS VIOLÊNCIAS SIMBÓLICAS UMA REVISÃO SISTEMÁTICA" "resumo" => "A disseminação de informações adequadas para a sociedade pode ser dificultada pela existência de mitos e tabus em torno da sexualidade. Entende-se que indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), devido à sua forma diferente de processar informações em comparação com aqueles sem o transtorno, enfrentam desafios no acesso a informações sobre essa temática. Este estudo explora a intesecção da sexualidade da mulher lésbica com TEA, e as violências simbólicas enfrentadas em contextos sociais e educacionais. Através de uma revisão sistemática, são apresentadas discussões e contextualizações sobre as várias vertentes presentes neste contexto. O objetivo foi analisar trabalhos que proporcionem o debate mais aprofundado e o levantamento de dados acerca da vivência da sexualidade de mulheres autistas e lésbicas, bem como o contexto em que essas discussões estão sendo, ou não sendo, conduzidas. Foi realizado um levantamento a partir de artigos, dissertações e teses das bases de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), Google Acadêmico, Periódicos Capes e Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, entre o período de 2013 a 2023. Foram utilizadas as palavras-chave "sexualidade”, “mulher lésbica”, “com deficiência” e “autista”. Os resultados demonstram um déficit generalizado de informações nesta área, evidenciando o imensurável silenciamento e inviabilização dessas mulheres. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais abrangente e inclusiva nas experiências das mulheres autistas e lésbicas em relação a sua sexualidade, fornecendo insights para futuras discussões e produções acadêmicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1632_TB93_07062024132655.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AYNOAN RAQUEL DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "AYNOAN BRITO" "autor_email" => "aynoan.brito@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }