Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE SURDA.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108304
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 404
    "inscrito_id" => 348
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE SURDA."
    "resumo" => "A história da educação durante o desenvolvimento da Humanidade tem forte influência no ensino de pessoas surdas, as quais repercutem em alguns ensinamentos até os dias atuais, como veremos nesta pesquisa. Com isso, a própria história apresenta que a questão da surdez foi objeto de curiosidade por parte de filósofos da Antiguidade, perpassando as pesquisas na Idade Média até alcançar os avanços científicos e tecnológicos da modernidade, além de compreender as lições na contemporaneidade. Hodiernamente, a surdez se divide em dois aspectos relevantes para o estudo acadêmico: clínico e o socioantropológico. Amparado nisso, a presente análise se propõe a refletir sobre o surgimento da conscientização de comunidade, quanto ao seu reconhecimento como identidade, possuindo cultura própria, com suporte advindo no contexto educacional. O anseio pelas respostas sobre a influência da educação na construção de uma identidade surda surge com o escopo de refletir em que momento a comunidade surda assume essa individualidade e adquiri uma identificação própria dissociada da identidade ouvinte. Em virtude disso, propõe-se em responder em que medida a abordagem educacional bilíngue influenciou para a construção de uma identidade surda. Para tanto, a metodologia a ser usada estará embasada em pesquisa de cunho bibliográfica que apresentará um breve ensaio sobre a construção histórica da educação de surdos, com ênfase nas filosofias do Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Diante disso, o respaldo metodológico dará destaque para obras de pesquisadores consagrados nos estudos surdos. Dessa forma, propõe inferir que tais abordagens influenciaram de alguma maneira a educação dos surdos bem como a última abordagem (bilíngue) tem contribuído para a construção de uma identidade surda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID348_TB404_05062024214510.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUELLA FAISSALLA ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUELLA"
    "autor_email" => "emmanuellafaissalla@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108304
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 404
    "inscrito_id" => 348
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE SURDA."
    "resumo" => "A história da educação durante o desenvolvimento da Humanidade tem forte influência no ensino de pessoas surdas, as quais repercutem em alguns ensinamentos até os dias atuais, como veremos nesta pesquisa. Com isso, a própria história apresenta que a questão da surdez foi objeto de curiosidade por parte de filósofos da Antiguidade, perpassando as pesquisas na Idade Média até alcançar os avanços científicos e tecnológicos da modernidade, além de compreender as lições na contemporaneidade. Hodiernamente, a surdez se divide em dois aspectos relevantes para o estudo acadêmico: clínico e o socioantropológico. Amparado nisso, a presente análise se propõe a refletir sobre o surgimento da conscientização de comunidade, quanto ao seu reconhecimento como identidade, possuindo cultura própria, com suporte advindo no contexto educacional. O anseio pelas respostas sobre a influência da educação na construção de uma identidade surda surge com o escopo de refletir em que momento a comunidade surda assume essa individualidade e adquiri uma identificação própria dissociada da identidade ouvinte. Em virtude disso, propõe-se em responder em que medida a abordagem educacional bilíngue influenciou para a construção de uma identidade surda. Para tanto, a metodologia a ser usada estará embasada em pesquisa de cunho bibliográfica que apresentará um breve ensaio sobre a construção histórica da educação de surdos, com ênfase nas filosofias do Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Diante disso, o respaldo metodológico dará destaque para obras de pesquisadores consagrados nos estudos surdos. Dessa forma, propõe inferir que tais abordagens influenciaram de alguma maneira a educação dos surdos bem como a última abordagem (bilíngue) tem contribuído para a construção de uma identidade surda."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID348_TB404_05062024214510.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMANUELLA FAISSALLA ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EMMANUELLA"
    "autor_email" => "emmanuellafaissalla@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

A história da educação durante o desenvolvimento da Humanidade tem forte influência no ensino de pessoas surdas, as quais repercutem em alguns ensinamentos até os dias atuais, como veremos nesta pesquisa. Com isso, a própria história apresenta que a questão da surdez foi objeto de curiosidade por parte de filósofos da Antiguidade, perpassando as pesquisas na Idade Média até alcançar os avanços científicos e tecnológicos da modernidade, além de compreender as lições na contemporaneidade. Hodiernamente, a surdez se divide em dois aspectos relevantes para o estudo acadêmico: clínico e o socioantropológico. Amparado nisso, a presente análise se propõe a refletir sobre o surgimento da conscientização de comunidade, quanto ao seu reconhecimento como identidade, possuindo cultura própria, com suporte advindo no contexto educacional. O anseio pelas respostas sobre a influência da educação na construção de uma identidade surda surge com o escopo de refletir em que momento a comunidade surda assume essa individualidade e adquiri uma identificação própria dissociada da identidade ouvinte. Em virtude disso, propõe-se em responder em que medida a abordagem educacional bilíngue influenciou para a construção de uma identidade surda. Para tanto, a metodologia a ser usada estará embasada em pesquisa de cunho bibliográfica que apresentará um breve ensaio sobre a construção histórica da educação de surdos, com ênfase nas filosofias do Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Diante disso, o respaldo metodológico dará destaque para obras de pesquisadores consagrados nos estudos surdos. Dessa forma, propõe inferir que tais abordagens influenciaram de alguma maneira a educação dos surdos bem como a última abordagem (bilíngue) tem contribuído para a construção de uma identidade surda.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.