A EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE SURDA.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108304 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 348 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE SURDA." "resumo" => "A história da educação durante o desenvolvimento da Humanidade tem forte influência no ensino de pessoas surdas, as quais repercutem em alguns ensinamentos até os dias atuais, como veremos nesta pesquisa. Com isso, a própria história apresenta que a questão da surdez foi objeto de curiosidade por parte de filósofos da Antiguidade, perpassando as pesquisas na Idade Média até alcançar os avanços científicos e tecnológicos da modernidade, além de compreender as lições na contemporaneidade. Hodiernamente, a surdez se divide em dois aspectos relevantes para o estudo acadêmico: clínico e o socioantropológico. Amparado nisso, a presente análise se propõe a refletir sobre o surgimento da conscientização de comunidade, quanto ao seu reconhecimento como identidade, possuindo cultura própria, com suporte advindo no contexto educacional. O anseio pelas respostas sobre a influência da educação na construção de uma identidade surda surge com o escopo de refletir em que momento a comunidade surda assume essa individualidade e adquiri uma identificação própria dissociada da identidade ouvinte. Em virtude disso, propõe-se em responder em que medida a abordagem educacional bilíngue influenciou para a construção de uma identidade surda. Para tanto, a metodologia a ser usada estará embasada em pesquisa de cunho bibliográfica que apresentará um breve ensaio sobre a construção histórica da educação de surdos, com ênfase nas filosofias do Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Diante disso, o respaldo metodológico dará destaque para obras de pesquisadores consagrados nos estudos surdos. Dessa forma, propõe inferir que tais abordagens influenciaram de alguma maneira a educação dos surdos bem como a última abordagem (bilíngue) tem contribuído para a construção de uma identidade surda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID348_TB404_05062024214510.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUELLA FAISSALLA ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMMANUELLA" "autor_email" => "emmanuellafaissalla@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108304 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 404 "inscrito_id" => 348 "titulo" => "A EDUCAÇÃO DE SURDOS E SUA INFLUÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE SURDA." "resumo" => "A história da educação durante o desenvolvimento da Humanidade tem forte influência no ensino de pessoas surdas, as quais repercutem em alguns ensinamentos até os dias atuais, como veremos nesta pesquisa. Com isso, a própria história apresenta que a questão da surdez foi objeto de curiosidade por parte de filósofos da Antiguidade, perpassando as pesquisas na Idade Média até alcançar os avanços científicos e tecnológicos da modernidade, além de compreender as lições na contemporaneidade. Hodiernamente, a surdez se divide em dois aspectos relevantes para o estudo acadêmico: clínico e o socioantropológico. Amparado nisso, a presente análise se propõe a refletir sobre o surgimento da conscientização de comunidade, quanto ao seu reconhecimento como identidade, possuindo cultura própria, com suporte advindo no contexto educacional. O anseio pelas respostas sobre a influência da educação na construção de uma identidade surda surge com o escopo de refletir em que momento a comunidade surda assume essa individualidade e adquiri uma identificação própria dissociada da identidade ouvinte. Em virtude disso, propõe-se em responder em que medida a abordagem educacional bilíngue influenciou para a construção de uma identidade surda. Para tanto, a metodologia a ser usada estará embasada em pesquisa de cunho bibliográfica que apresentará um breve ensaio sobre a construção histórica da educação de surdos, com ênfase nas filosofias do Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Diante disso, o respaldo metodológico dará destaque para obras de pesquisadores consagrados nos estudos surdos. Dessa forma, propõe inferir que tais abordagens influenciaram de alguma maneira a educação dos surdos bem como a última abordagem (bilíngue) tem contribuído para a construção de uma identidade surda." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID348_TB404_05062024214510.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMMANUELLA FAISSALLA ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "EMMANUELLA" "autor_email" => "emmanuellafaissalla@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }