Este estudo objetiva discutir sobre o papel da dimensão social no desenvolvimento humano, destacando como o contexto social é um fator que influencia na aprendizagem de pessoas neurodiversas. Com base em uma pesquisa bibliográfica, discute-se sobre a perspectiva da neurodiversidade ao defender a ideia de que as pessoas neurodivergentes têm muito a contribuir para a sociedade quando têm acesso a oportunidades adequadas e suporte necessário para desenvolverem suas potencialidades. Isso implica em criar ambientes inclusivos que respeitem e acomodem diferentes estilos de aprendizagem, comunicação e interação social. Além disso, com base na perspectiva sócio-histórica, a aprendizagem desempenha um papel crucial no desenvolvimento das funções mentais superiores, sendo essencial para o pleno desenvolvimento humano dentro de um contexto cultural específico, através da interação com outros indivíduos. Nesse contexto, a família desempenha um papel fundamental na socialização e formação da identidade das crianças, sendo a primeira instituição onde esses processos ocorrem. A interação entre família, escola e educação é de extrema importância para o desenvolvimento completo dos indivíduos, uma vez que a família fornece estabilidade emocional, apesar das mudanças nos modelos e estruturas familiares. Ao mesmo tempo, a educação desempenha um papel significativo na formação dos sujeitos, oferecendo conhecimentos práticos e relevantes para suas vidas. Assim, é crucial realizar uma avaliação multidisciplinar ao diagnosticar transtornos do neurodesenvolvimento, pois algumas famílias incentivam a autonomia da criança, enquanto outras podem não permitir da mesma forma. As ideias de Vygotsky destacam a importância da dimensão social no desenvolvimento humano, enfatizando que a interação com o meio cultural e com outros indivíduos é fundamental para o crescimento e aquisição de habilidades mentais superiores. Nesse sentido, a família, a escola e a educação desempenham papéis cruciais na socialização, formação da identidade e na construção de conhecimentos práticos.