O PAPEL DA DIMENSÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PESSOAS NEURODIVERSAS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108204 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1943 "titulo" => "O PAPEL DA DIMENSÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PESSOAS NEURODIVERSAS" "resumo" => "Este estudo objetiva discutir sobre o papel da dimensão social no desenvolvimento humano, destacando como o contexto social é um fator que influencia na aprendizagem de pessoas neurodiversas. Com base em uma pesquisa bibliográfica, discute-se sobre a perspectiva da neurodiversidade ao defender a ideia de que as pessoas neurodivergentes têm muito a contribuir para a sociedade quando têm acesso a oportunidades adequadas e suporte necessário para desenvolverem suas potencialidades. Isso implica em criar ambientes inclusivos que respeitem e acomodem diferentes estilos de aprendizagem, comunicação e interação social. Além disso, com base na perspectiva sócio-histórica, a aprendizagem desempenha um papel crucial no desenvolvimento das funções mentais superiores, sendo essencial para o pleno desenvolvimento humano dentro de um contexto cultural específico, através da interação com outros indivíduos. Nesse contexto, a família desempenha um papel fundamental na socialização e formação da identidade das crianças, sendo a primeira instituição onde esses processos ocorrem. A interação entre família, escola e educação é de extrema importância para o desenvolvimento completo dos indivíduos, uma vez que a família fornece estabilidade emocional, apesar das mudanças nos modelos e estruturas familiares. Ao mesmo tempo, a educação desempenha um papel significativo na formação dos sujeitos, oferecendo conhecimentos práticos e relevantes para suas vidas. Assim, é crucial realizar uma avaliação multidisciplinar ao diagnosticar transtornos do neurodesenvolvimento, pois algumas famílias incentivam a autonomia da criança, enquanto outras podem não permitir da mesma forma. As ideias de Vygotsky destacam a importância da dimensão social no desenvolvimento humano, enfatizando que a interação com o meio cultural e com outros indivíduos é fundamental para o crescimento e aquisição de habilidades mentais superiores. Nesse sentido, a família, a escola e a educação desempenham papéis cruciais na socialização, formação da identidade e na construção de conhecimentos práticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1943_TB266_09062024150021.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA BENICIO DE FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "fariassabrina300@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108204 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1943 "titulo" => "O PAPEL DA DIMENSÃO SOCIAL NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE PESSOAS NEURODIVERSAS" "resumo" => "Este estudo objetiva discutir sobre o papel da dimensão social no desenvolvimento humano, destacando como o contexto social é um fator que influencia na aprendizagem de pessoas neurodiversas. Com base em uma pesquisa bibliográfica, discute-se sobre a perspectiva da neurodiversidade ao defender a ideia de que as pessoas neurodivergentes têm muito a contribuir para a sociedade quando têm acesso a oportunidades adequadas e suporte necessário para desenvolverem suas potencialidades. Isso implica em criar ambientes inclusivos que respeitem e acomodem diferentes estilos de aprendizagem, comunicação e interação social. Além disso, com base na perspectiva sócio-histórica, a aprendizagem desempenha um papel crucial no desenvolvimento das funções mentais superiores, sendo essencial para o pleno desenvolvimento humano dentro de um contexto cultural específico, através da interação com outros indivíduos. Nesse contexto, a família desempenha um papel fundamental na socialização e formação da identidade das crianças, sendo a primeira instituição onde esses processos ocorrem. A interação entre família, escola e educação é de extrema importância para o desenvolvimento completo dos indivíduos, uma vez que a família fornece estabilidade emocional, apesar das mudanças nos modelos e estruturas familiares. Ao mesmo tempo, a educação desempenha um papel significativo na formação dos sujeitos, oferecendo conhecimentos práticos e relevantes para suas vidas. Assim, é crucial realizar uma avaliação multidisciplinar ao diagnosticar transtornos do neurodesenvolvimento, pois algumas famílias incentivam a autonomia da criança, enquanto outras podem não permitir da mesma forma. As ideias de Vygotsky destacam a importância da dimensão social no desenvolvimento humano, enfatizando que a interação com o meio cultural e com outros indivíduos é fundamental para o crescimento e aquisição de habilidades mentais superiores. Nesse sentido, a família, a escola e a educação desempenham papéis cruciais na socialização, formação da identidade e na construção de conhecimentos práticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID1943_TB266_09062024150021.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA BENICIO DE FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "SABRINA" "autor_email" => "fariassabrina300@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }