O Supracitado artigo pretende entender o momento de transição que o mundo vem passando, o qual atingiu diversos aspectos (político, socioeconômico, sanitário, educacional) e que afetou todas as camadas sociais e condições de vida. É incrível ver como a participação da aluna teve um impacto significativo durante o ensino remoto. O fato de ela estar presente de maneira expressiva e significativa nas aulas virtuais é um testemunho do suporte institucional e do comprometimento dos profissionais da educação envolvidos. É evidente que a adaptação para o ensino à distância trouxe desafios, mas é inspirador ver como esses desafios estão sendo enfrentados com o suporte adequado. Diante de situações não esperadas; e das ações planejadas, como o que acontece com a educanda que será a protagonista do estudo de caso em questão. No contexto da pandemia do Covid-19, as relações dos bancos escolares mudaram com o ensino remoto, a evasão escolar foi grande, mas o que nós temos para apresentar é um laço fortalecido desta estudante neste ano de 2020 com a professora da educação especial. Esse fez surgir a participação da aluna nas aulas, no formato de home office, de maneira expressiva e significativa. Muitas vezes, apenas a estudante em questão se fazia presente na sala de aula virtual. Não há dúvidas de que a aprendizagem ficou diferente para ela neste modelo de ensino e para os demais colegas, todavia os desafios foram e continuam sendo enfrentados com o suporte educacional necessário e adequado.