A grafia Química Braille tem se apresentado como uma estratégia interessante para o processo de aprender Química despertando em alunos com Deficiência Visual um interesse na realização de atividades que se relacionam com tal Ciência. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo efetuar um levantamento de revisão de literatura, do tipo estado da arte, sobre a produção acadêmica indexada na plataforma Google Acadêmico, que destaquem conteúdos curriculares de Química, com enfoque na utilização de metodologias de ensino que utilizem a Grafia Braille, no recorte temporal de 2014 a 2023. Os trabalhos selecionados foram revisados manualmente e em seguida os dados foram tratados quantitativamente. A partir do levantamento, mostrou-se a necessidade de produção e publicação de pesquisas que tratem sobre a inserção de Conteúdos Curriculares contextualizados que envolvam a Química e a Grafia Braille. Constatou-se que a maioria das publicações aborda sobre o ensino médio e ensino superior, e de uma maneira mais superficial, o ensino fundamental e formação de professores. Observou-se também que muitas pesquisas trabalham uma temática especifica na disciplina de Química, de forma contextualizada/cotidiana e lúdica, por meio da criação de materiais didáticos em sala de aula envolvendo os alunos, com utilização de recursos simples e de baixo custo. O levantamento realizado nos permitiu também conhecer melhor a importância de registros que envolvam a Grafia Química Braille em diferentes contextos educativos regionais brasileiros, como um recurso de acessibilidade para futuros trabalhos em sala de aula.