A GRAFIA QUÍMICA BRAILLE E A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: PERCEPÇÔES ALÉM DA ANATOMIA DOS OLHOS HUMANOS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108273 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 2362 "titulo" => "A GRAFIA QUÍMICA BRAILLE E A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: PERCEPÇÔES ALÉM DA ANATOMIA DOS OLHOS HUMANOS" "resumo" => "A grafia Química Braille tem se apresentado como uma estratégia interessante para o processo de aprender Química despertando em alunos com Deficiência Visual um interesse na realização de atividades que se relacionam com tal Ciência. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo efetuar um levantamento de revisão de literatura, do tipo estado da arte, sobre a produção acadêmica indexada na plataforma Google Acadêmico, que destaquem conteúdos curriculares de Química, com enfoque na utilização de metodologias de ensino que utilizem a Grafia Braille, no recorte temporal de 2014 a 2023. Os trabalhos selecionados foram revisados manualmente e em seguida os dados foram tratados quantitativamente. A partir do levantamento, mostrou-se a necessidade de produção e publicação de pesquisas que tratem sobre a inserção de Conteúdos Curriculares contextualizados que envolvam a Química e a Grafia Braille. Constatou-se que a maioria das publicações aborda sobre o ensino médio e ensino superior, e de uma maneira mais superficial, o ensino fundamental e formação de professores. Observou-se também que muitas pesquisas trabalham uma temática especifica na disciplina de Química, de forma contextualizada/cotidiana e lúdica, por meio da criação de materiais didáticos em sala de aula envolvendo os alunos, com utilização de recursos simples e de baixo custo. O levantamento realizado nos permitiu também conhecer melhor a importância de registros que envolvam a Grafia Química Braille em diferentes contextos educativos regionais brasileiros, como um recurso de acessibilidade para futuros trabalhos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2362_TB365_22062024214917.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEONORA CELLI CARIOCA ARENARE" "autor_nome_curto" => "Eleonora Celli" "autor_email" => "eleonoracelliquimica@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108273 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 365 "inscrito_id" => 2362 "titulo" => "A GRAFIA QUÍMICA BRAILLE E A APRENDIZAGEM EM QUÍMICA: PERCEPÇÔES ALÉM DA ANATOMIA DOS OLHOS HUMANOS" "resumo" => "A grafia Química Braille tem se apresentado como uma estratégia interessante para o processo de aprender Química despertando em alunos com Deficiência Visual um interesse na realização de atividades que se relacionam com tal Ciência. Partindo desse pressuposto, a pesquisa teve como objetivo efetuar um levantamento de revisão de literatura, do tipo estado da arte, sobre a produção acadêmica indexada na plataforma Google Acadêmico, que destaquem conteúdos curriculares de Química, com enfoque na utilização de metodologias de ensino que utilizem a Grafia Braille, no recorte temporal de 2014 a 2023. Os trabalhos selecionados foram revisados manualmente e em seguida os dados foram tratados quantitativamente. A partir do levantamento, mostrou-se a necessidade de produção e publicação de pesquisas que tratem sobre a inserção de Conteúdos Curriculares contextualizados que envolvam a Química e a Grafia Braille. Constatou-se que a maioria das publicações aborda sobre o ensino médio e ensino superior, e de uma maneira mais superficial, o ensino fundamental e formação de professores. Observou-se também que muitas pesquisas trabalham uma temática especifica na disciplina de Química, de forma contextualizada/cotidiana e lúdica, por meio da criação de materiais didáticos em sala de aula envolvendo os alunos, com utilização de recursos simples e de baixo custo. O levantamento realizado nos permitiu também conhecer melhor a importância de registros que envolvam a Grafia Química Braille em diferentes contextos educativos regionais brasileiros, como um recurso de acessibilidade para futuros trabalhos em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 09 - Ensino de ciências na educação inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2362_TB365_22062024214917.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELEONORA CELLI CARIOCA ARENARE" "autor_nome_curto" => "Eleonora Celli" "autor_email" => "eleonoracelliquimica@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }