O presente trabalho propõe uma reflexão acerca do uso do desenho como estratégia de leitura e escrita para alunos com deficiência intelectual. Assim, questiona-se como o desenho influencia em situações de leitura e escrita de alunos com deficiência intelectual (DI)? Tendo como objetivo geral analisar a importância do desenho para a emancipação das estratégias leitora e escritora de alunos com deficiência intelectual. Mais especificamente promover situações de aprendizagens que provoquem o aluno com Deficiência Intelectual (DI) expressar-se oralmente através da descrição de desenhos por meio de relatos orais; possibilitar ao aluno com deficiência intelectual (DI) o reconhecimento das características da linguagem escrita; demonstrar as interpretações que o aluno com Deficiência Intelectual (DI) elabora sobre a relação entre o desenho e o texto. Diante disso, participou desta pesquisa uma aluna com deficiência intelectual matriculada em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal. Para tanto, os procedimentos técnicos utilizados na pesquisa bibliográfica, foram desenvolvidos por meio de livros, artigos e monografias. Já a pesquisa de campo ocorreu por meio de um estudo de caso. Em relação à abordagem, os dados receberam análise qualitativa descritiva. Para o aporte teórico utilizou-se autores como, Duarte, Ferreiro; Teberosk, Oleques, Seber, Rossato; Constantino; Mello, dentre outros. Assim, os resultados encontrados permitiram concluir que as estratégias didáticas com o uso do desenho podem desencadear no aluno com Deficiência Intelectual processos mentais como memorização e reorganização da aprendizagem, possibilitando o desenvolvimento de habilidades e conceitos referentes à leitura, à linguagem verbal e à escrita.