O presente estudo objetiva discutir a importância do jogo didático enquanto alternativa que auxilia no processo de aprendizagem no ensino de Química. A pesquisa foi realizada com 20 alunos de duas turmas de 1ª série do ensino médio de uma escola pública da cidade de Sousa, Sertão da Paraíba, que teve a participação de um acadêmico e bolsista do PIBID. Seu desenrolar ocorreu por meio de um bingo sobre configuração eletrônica validado como instrumento de coleta de dados por meio da relação entre os conhecimentos adquiridos em sala com os de uma atividade proposta. O jogo didático mostra-se uma importante alternativa de motivação do estudante, além de proporcionar um melhor envolvimento e cooperação entre professor e aluno, proporcionando uma aprendizagem significativa. A metodologia deste trabalho foi lastreada em um estudo bibliográfico embasado principalmente em três momentos pedagógicos relacionados à disciplina de Química, os quais foram descritos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002), bem como na confecção e aplicação do jogo didático. Em termos de conclusão, verifica-se que o jogo aplicado trouxe alguns benefícios relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, como o envolvimento dos estudantes com os conteúdos abordados no bingo e a interação coletiva, assim, estimulando os estudantes quanto à participação nas aulas de Química.