Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCENTIVO E DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES ARTICULADAS QUE PROMOVAM INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA COMUNIDADE

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

No Brasil, diversas ações articuladas são realizadas para promover inclusão da pessoa com deficiência correspondendo ao propósito da sua Rede de Cuidados. Essas ações envolvem questões referentes a sua saúde como também o seu contexto social, sendo assim, essenciais para garantir a esse público específico o acesso adequado aos serviços de saúde, educação, assistência social promovendo sua inclusão e qualidade de vida. Assim, esse trabalho objetiva caracterizar o incentivo e desenvolvimento de ações articuladas com recursos da própria comunidade, que promovam inclusão e a qualidade de vida de pessoas com deficiência realizadas pelos trabalhadores da Atenção Primária à Saúde do SUS do Nordeste. O presente estudo é um recorte do projeto de pesquisa multicêntrico “Avaliação da Rede de Cuidados Integral à Pessoa com Deficiência no SUS – REDECIN – Brasil”, com representação de estados das cincos regiões geográficas do Brasil. Levou-se em consideração os respondentes dos estados da região nordeste (estados da Bahia e Paraíba), totalizando um n=438 profissionais. Foram selecionadas duas perguntas norteadoras que envolviam a temática abordada, sendo as respostas dispostas do tipo escala de likert, nas alternativas: nunca, raramente, na maioria das vezes e sempre. Em relação a primeira questão a maior parcela dos profissionais (53,3%) consideraram viabilizar essa atenção na maioria das vezes, seguido daqueles que consideram viabilizar raramente (36,1%), e em últimos percentuais aqueles que responderam sempre (8,7%) e nunca (1,6%). Quando questionados sobre o incentivo e desenvolvimento de ações articuladas com a comunidade com vistas para a inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiências, o maior percentual (37,4%) dos trabalhadores indicaram que realizavam raramente tais ações, seguida da afirmativa nunca (31,1%) e posteriormente com menores percentuais as respostas na maioria das vezes e sempre, com 23,3% e 8,2%, de modo respectivo. Ainda é necessário um incentivo para maior articulação e garantia da atenção integral.

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