A difusão cultural exerce papel significativo na promoção da inclusão social, oferecendo acesso equitativo ao conhecimento, às artes e à diversidade que compõem as diversas manifestações culturais. Ao proporcionar a disseminação de informações relacionadas às experiências culturais, permitimos que diferentes grupos sociais participem ativamente da cultura de uma comunidade. Nesse contexto, o design emerge como uma ferramenta que pode, por meio de projetos de expografia virtual, promover a organização e apresentação de exposições em ambientes digitais. O design da expografia virtual contribui, portanto, em ações que buscam tornar a cultura mais acessível e inclusiva, ao criar ambientes online que sejam acolhedores e envolventes para diversos públicos, garantindo que as informações sejam apresentadas de maneira clara e acessível a todos, independentemente de sua origem social, idade ou habilidades digitais, fazendo o uso de interfaces intuitivas, recursos de acessibilidade e design responsivo para garantir que a experiência seja inclusiva para todos os usuários. Dessa forma, o design da expografia não apenas informa, mas também educa e sensibiliza, oferecendo uma experiência cultural enriquecedora para todos os participantes. Assim, o objetivo central deste artigo é apresentar como ocorreu o desenvolvimento de um projeto de design expográfico virtual centrado no saber-fazer dos mestres da cultura popular junina em São Luís, Maranhão. Nesse sentido, o trabalho incluirá uma análise detalhada da interseção entre Design, Cultura e Expografia, bem como a exposição das práticas de campo e projetuais, abrangendo desde a definição participativa dos critérios de conceito e narrativa da exposição até a produção e seleção do material audiovisual, o planejamento e a elaboração do projeto expográfico, e finalmente, a promoção e difusão da exposição sobre os mestres da cultura junina do bairro Madre Deus.