Esse trabalho trata sobre os resultados do Projeto de Iniciação Científica – PIBIC no período de 2022/2023, com objetivo de identificar as dificuldades e superações enfrentadas pelos professores com 60+ nas experiências com o ensino remoto na Uema Campus Caxias. A pesquisa aborda uma temática atual e pertinente ao contexto social e local, a partir da pesquisa bibliográfica, de campo e descritiva, indicadas para executar as ações em função de organizar e interpretar as informações dos professores sobre a utilização das tecnologias digitais. Nesse percurso investigativo, foi utilizado um questionário no formato Google Forms, contendo 21(vinte e uma) perguntas direcionadas aos professores com 60+ na UEMA Campus Caxias, na qual descreveram suas experiências em sala de aula durante o período dos picos da pandemia do Covid-19. A pesquisa bibliográfica contempla as seguintes temáticas: formação continuada de professores; a pandemia e as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs, subsidiada por teóricos que pesquisam sobre essas temáticas. Na abordagem metodológica, foi utilizada análise de conteúdo como técnica de interpretação e análise dos resultados da investigação. Portanto, a pesquisa revelou que a pandemia escancarou explicitamente um problema que existia antes do surgimento do coronavírus, influenciando as universidades a se reinventarem utilizando metodologias ativas, incluindo estratégias dinâmicas e criativas. Os resultados confirmam a necessidade da formação continuada dos professores para superar os desafios do uso das TICs na educação.