TICS: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES COM 60+ NAS EXPERIÊNCIAS COM ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108183 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 235 "inscrito_id" => 1518 "titulo" => "TICS: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES COM 60+ NAS EXPERIÊNCIAS COM ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "Esse trabalho trata sobre os resultados do Projeto de Iniciação Científica – PIBIC no período de 2022/2023, com objetivo de identificar as dificuldades e superações enfrentadas pelos professores com 60+ nas experiências com o ensino remoto na Uema Campus Caxias. A pesquisa aborda uma temática atual e pertinente ao contexto social e local, a partir da pesquisa bibliográfica, de campo e descritiva, indicadas para executar as ações em função de organizar e interpretar as informações dos professores sobre a utilização das tecnologias digitais. Nesse percurso investigativo, foi utilizado um questionário no formato Google Forms, contendo 21(vinte e uma) perguntas direcionadas aos professores com 60+ na UEMA Campus Caxias, na qual descreveram suas experiências em sala de aula durante o período dos picos da pandemia do Covid-19. A pesquisa bibliográfica contempla as seguintes temáticas: formação continuada de professores; a pandemia e as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs, subsidiada por teóricos que pesquisam sobre essas temáticas. Na abordagem metodológica, foi utilizada análise de conteúdo como técnica de interpretação e análise dos resultados da investigação. Portanto, a pesquisa revelou que a pandemia escancarou explicitamente um problema que existia antes do surgimento do coronavírus, influenciando as universidades a se reinventarem utilizando metodologias ativas, incluindo estratégias dinâmicas e criativas. Os resultados confirmam a necessidade da formação continuada dos professores para superar os desafios do uso das TICs na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1518_TB235_23052024140845.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEUZIMAR COSTA SERRA" "autor_nome_curto" => "DEUZIMAR SERRA" "autor_email" => "deuzimarserra@professor.uema.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108183 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 235 "inscrito_id" => 1518 "titulo" => "TICS: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES COM 60+ NAS EXPERIÊNCIAS COM ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "Esse trabalho trata sobre os resultados do Projeto de Iniciação Científica – PIBIC no período de 2022/2023, com objetivo de identificar as dificuldades e superações enfrentadas pelos professores com 60+ nas experiências com o ensino remoto na Uema Campus Caxias. A pesquisa aborda uma temática atual e pertinente ao contexto social e local, a partir da pesquisa bibliográfica, de campo e descritiva, indicadas para executar as ações em função de organizar e interpretar as informações dos professores sobre a utilização das tecnologias digitais. Nesse percurso investigativo, foi utilizado um questionário no formato Google Forms, contendo 21(vinte e uma) perguntas direcionadas aos professores com 60+ na UEMA Campus Caxias, na qual descreveram suas experiências em sala de aula durante o período dos picos da pandemia do Covid-19. A pesquisa bibliográfica contempla as seguintes temáticas: formação continuada de professores; a pandemia e as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs, subsidiada por teóricos que pesquisam sobre essas temáticas. Na abordagem metodológica, foi utilizada análise de conteúdo como técnica de interpretação e análise dos resultados da investigação. Portanto, a pesquisa revelou que a pandemia escancarou explicitamente um problema que existia antes do surgimento do coronavírus, influenciando as universidades a se reinventarem utilizando metodologias ativas, incluindo estratégias dinâmicas e criativas. Os resultados confirmam a necessidade da formação continuada dos professores para superar os desafios do uso das TICs na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Tecnologias assistivas, Inovação Tecnológica e recursos adaptados" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1518_TB235_23052024140845.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEUZIMAR COSTA SERRA" "autor_nome_curto" => "DEUZIMAR SERRA" "autor_email" => "deuzimarserra@professor.uema.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }