A língua de sinais é uma língua natural que cumpre a mesma finalidade comunicativa das demais línguas, portanto, para que seja possível o combate às práticas exclusivas da comunidade ouvinte em relação aos surdos, a comunidade surda precisa ser vista como uma comunidade linguística e cultural, ao invés de um grupo de indivíduos sem capacidade. O objetivo desse estudo é investigar a importância de um ensino bilingue (Libras- Língua Portuguesa) para estudantes ouvintes e surdos da educação básica brasileira. Como objetivos específicos pretendeu-se refletir sobre a importância do ensino aprendizagem de Libras e seus efeitos no processo de inclusão do sujeito surdo; Discutir sobre a questão da inclusão e das oportunidades dirigidas à pessoa surda ou com deficiência auditiva, tendo como estratégia a premissa de que todos têm os mesmos direitos para o pleno exercício da cidadania; Compreender a importância de assegurar à pessoa surda ou com deficiência auditiva o acesso à comunicação, à informação e à educação, para a sua efetiva integração na vida em sociedade. Para tanto, foi realizada revisão narrativa da literatura, entre junho de 2023 e fevereiro de 2024, nas bases de dados do Portal de Periódicos CAPES e SciELO. Foram incluídas publicações científicas que abordaram o bilinguismo no ensino básico. Como aporte teórico recorreu-se a Abreu (2006), Fernandes (2011), Sánchez; Alves (2011), entre outros. Concluiu-se que o ensino bilíngue (Libras-Português) para os estudantes do ensino básico do Brasil, sejam eles surdos ou não, ajuda a refletir a surdez pelo viés da diferença linguística, retirando do aluno a visão estritamente patológica sobre a deficiência, além de estabelecer diálogo em Libras com diversos saberes científicos com o intuito de despertar nos alunos ouvintes o senso de cidadania e emponderá-los como sujeitos capazes e participantes no ambiente escolar.