CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NARRADA PELO O TATO: ALCANÇANDO O IMAGINÁRIO DA PEQUENA PÉROLA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108087 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 1987 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NARRADA PELO O TATO: ALCANÇANDO O IMAGINÁRIO DA PEQUENA PÉROLA" "resumo" => "A contação de histórias é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento pessoal, social e emocional de deficientes visuais, proporcionando-lhes acesso a um mundo rico de imaginação, cultura e conhecimento. Este trabalho relata a experiência de uma mãe durante a contação de uma história narrada pelo tato, visando alcançar o imaginário da Pérola, criança com deficiência visual. A contação da história busca através de um livro tátil fornece uma descrição detalhada da história para Pérola, permitindo que ela desfrute plenamente da magia da narrativa, mesmo sem a capacidade de ver as imagens. Este trabalho tem como objetivo mostrar a estimulação sensorial e cognitiva com a contação de história pelo tato, uma forma poderosa de estimular o desenvolvimento sensorial e cognitivo da Pérola. O procedimento metodológico é de abordagem qualitativa descritiva, que consistiu em relato de experiência da mãe, contadora de história, desenvolvido durante a contação de história para sua filha deficiente visual usando livro de tocar e sentir. O livro utilizado para a contação de história foi sobre Monstros fofos e macios, de Miranda Walker (autora), Ana Cristina de Mattos Ribeiro (tradutora), da Editora Todolivro (2019). Utilizou-se o livro de forma a estimular os sentidos táteis da Pérola, proporcionando-lhe uma experiência de leitura diferenciada e envolvente. Os resultados foram significativos, pois permitiu que Pérola explorasse o mundo dos monstros de uma maneira única e tangível, ela se envolveu completamente, sentindo as partes tátil dos monstros que eram destacadas no livro, utilizando seus sentidos de forma ativa e criativa estimulando a sua imaginação. Portanto, a contação de histórias narradas pelo tato pode abrir novos caminhos de comunicação, aprendizado e diversão para crianças com deficiência visual, enriquecendo suas vidas e nutrindo sua curiosidade pelo mundo ao seu redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1987_TB114_09062024135523.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MILIANA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MILIANA" "autor_email" => "fcapereira23@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108087 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 114 "inscrito_id" => 1987 "titulo" => "CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NARRADA PELO O TATO: ALCANÇANDO O IMAGINÁRIO DA PEQUENA PÉROLA" "resumo" => "A contação de histórias é uma ferramenta poderosa para promover o desenvolvimento pessoal, social e emocional de deficientes visuais, proporcionando-lhes acesso a um mundo rico de imaginação, cultura e conhecimento. Este trabalho relata a experiência de uma mãe durante a contação de uma história narrada pelo tato, visando alcançar o imaginário da Pérola, criança com deficiência visual. A contação da história busca através de um livro tátil fornece uma descrição detalhada da história para Pérola, permitindo que ela desfrute plenamente da magia da narrativa, mesmo sem a capacidade de ver as imagens. Este trabalho tem como objetivo mostrar a estimulação sensorial e cognitiva com a contação de história pelo tato, uma forma poderosa de estimular o desenvolvimento sensorial e cognitivo da Pérola. O procedimento metodológico é de abordagem qualitativa descritiva, que consistiu em relato de experiência da mãe, contadora de história, desenvolvido durante a contação de história para sua filha deficiente visual usando livro de tocar e sentir. O livro utilizado para a contação de história foi sobre Monstros fofos e macios, de Miranda Walker (autora), Ana Cristina de Mattos Ribeiro (tradutora), da Editora Todolivro (2019). Utilizou-se o livro de forma a estimular os sentidos táteis da Pérola, proporcionando-lhe uma experiência de leitura diferenciada e envolvente. Os resultados foram significativos, pois permitiu que Pérola explorasse o mundo dos monstros de uma maneira única e tangível, ela se envolveu completamente, sentindo as partes tátil dos monstros que eram destacadas no livro, utilizando seus sentidos de forma ativa e criativa estimulando a sua imaginação. Portanto, a contação de histórias narradas pelo tato pode abrir novos caminhos de comunicação, aprendizado e diversão para crianças com deficiência visual, enriquecendo suas vidas e nutrindo sua curiosidade pelo mundo ao seu redor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1987_TB114_09062024135523.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA MILIANA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "MILIANA" "autor_email" => "fcapereira23@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }