A LINGUAGEM CÊNICA COMO RECURSO PARA A INCLUSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, INTELECTUAL E TEA.
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108236 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 312 "inscrito_id" => 2440 "titulo" => "A LINGUAGEM CÊNICA COMO RECURSO PARA A INCLUSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, INTELECTUAL E TEA." "resumo" => "RESUMO O presente artigo tem por objetivo geral analisar o papel da linguagem cênica como recurso para a inclusão, especialmente junto às crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e com o transtorno do espectro autista (TEA). Por objetivos específicos tivemos os seguintes: a) compreender a linguagem cênica e seu papel nos processos de construção de conhecimento; b) traçar um perfil do público-alvo envolvido na experiência relatada; c) apresentar a experiência do ICPAC (Instituto de Cegos da Paraíba) com usuários com deficiência visual, intelectual e com o TEA. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, onde os pesquisadores se envolveram diretamente na rotina da instituição, planejamento, executando, registrando e avaliando os resultados alcançados. A experiência culminou com a encenação de um Auto de Natal, com a participação de 20 usuários sob a coordenação de 10 profissionais do ICPAC. E os resultados demonstraram que a linguagem cênica promoveu interação entre os participantes, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades sociais, melhoria da linguagem oral, expressão e comunicação e construção de significados especialmente relevantes para as crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e com o TEA. Concluímos, assim, que a linguagem cênica, na experiência em destaque, assumiu o papel de instrumento educativo e arte-terapêutico, promove avanços significativos no processo de interação social, acolhendo as singularidades e apontando novos ganhos educativos no processo de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e com o TEA, participantes das atividades do ICPAC." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2440_TB312_22042024100125.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO ANTONIO GRANJEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "MARCO Lima" "autor_email" => "marco13lima@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108236 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 312 "inscrito_id" => 2440 "titulo" => "A LINGUAGEM CÊNICA COMO RECURSO PARA A INCLUSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL, INTELECTUAL E TEA." "resumo" => "RESUMO O presente artigo tem por objetivo geral analisar o papel da linguagem cênica como recurso para a inclusão, especialmente junto às crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e com o transtorno do espectro autista (TEA). Por objetivos específicos tivemos os seguintes: a) compreender a linguagem cênica e seu papel nos processos de construção de conhecimento; b) traçar um perfil do público-alvo envolvido na experiência relatada; c) apresentar a experiência do ICPAC (Instituto de Cegos da Paraíba) com usuários com deficiência visual, intelectual e com o TEA. A metodologia adotada foi a pesquisa-ação, onde os pesquisadores se envolveram diretamente na rotina da instituição, planejamento, executando, registrando e avaliando os resultados alcançados. A experiência culminou com a encenação de um Auto de Natal, com a participação de 20 usuários sob a coordenação de 10 profissionais do ICPAC. E os resultados demonstraram que a linguagem cênica promoveu interação entre os participantes, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades sociais, melhoria da linguagem oral, expressão e comunicação e construção de significados especialmente relevantes para as crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e com o TEA. Concluímos, assim, que a linguagem cênica, na experiência em destaque, assumiu o papel de instrumento educativo e arte-terapêutico, promove avanços significativos no processo de interação social, acolhendo as singularidades e apontando novos ganhos educativos no processo de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência visual, intelectual e com o TEA, participantes das atividades do ICPAC." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 06 - Educação Infantil na perspectiva inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2440_TB312_22042024100125.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCO ANTONIO GRANJEIRO LIMA" "autor_nome_curto" => "MARCO Lima" "autor_email" => "marco13lima@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }