O trabalho aborda a importância da formação continuada de professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Ipueiras Ceará, localizada à 300km da capital Fortaleza. O estudo tem como objetivo analisar de que modo a formação continuada de professores repercutiu na experiência docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município vigente. A problemática da pesquisa se justifica em investigar a formação continuada de professores na última década. Neste contexto de análise, reconhece-se que a formação docente é essencialmente um processo contínuo, abrangendo diversos aspectos, como a formação inicial, especializações, cursos de atualização, além da reflexão sobre a prática e o compartilhamento de experiências com colegas de profissão. Os trajetos metodológicos abordam uma pesquisa descritiva de campo de natureza qualitativa e foi desenvolvida através de entrevistas narrativas individuais ancoradas em BERTAUX (2010). As entrevistas foram analisadas utilizando a técnica de Análise Textual Discursiva de MORAES e GALLIAZI (2006, 2011). Os principais aportes teóricos selecionados para sustentar teoricamente os percursos investigativos, inspirar as descrições, fundamentar interpretações e reflexões estão fundamentadas em Paulo Freire (1991,1996,2007), Antônio da Nóvoa (2022), Bertaux (2010), Formação Continuada entre outras imersões teóricas. Concluiu-se que as iniciativas de formação continuada não atenderam plenamente às necessidades dos educadores, mas há evidências de mudanças em andamento. Os resultados, em evidência na fala dos professores e professoras, ressaltam o compromisso da Secretaria da Educação do município em promover formações alinhadas às demandas práticas da sala de aula. Este estudo não apenas revela os desafios enfrentados pelos professores nos anos iniciais em Ipueiras, mas também aponta para uma conscientização crescente sobre a importância da formação docente voltada para a realidade da sala de aula.