A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR DIANTE DO ALUNO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO-TEA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108234 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 2412 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR DIANTE DO ALUNO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO-TEA" "resumo" => "Configura-se como objetivo deste trabalho, descrever a importância da inclusão como processo de ensino e aprendizagem do aluno com o Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Utilizou-se da metodologia de revisão bibliográfica ancorada numa visão crítica e reflexiva das políticas públicas afirmativas. Sabe-se que a inclusão é dos requisitos que auxilia no processo de aquisição de aprendizagem da pessoa com deficiência. O manejo de incluir nos dias atuais é visto como um desafio no âmbito escolar. A educação especial na perspectiva inclusiva, emerge como uma proposta com intuito de romper com as práticas tradicionais de ensino que reduzem as dimensões: cognitiva, social, existencial, escolar e até mesmo do trabalho. Os resultados apontam que o aluno com TEA pode apresentar múltiplos repertórios de natureza comportamental que precisam ser compreendidos para ser incluído no processo de ensino e aprendizagem. Isto é, os profissionais da educação, devem compreender as particularidades do aluno dentro do espectro autista. Essa prática implica em conduzir estratégias educacionais especiais, de modo que o conhecimento diante das características do aluno com TEA, tendem-se a subsidiar a aquisição de aprendizagens, através de adaptações curriculares, onde os educadores podem trabalhar as habilidades: cognitivas, sociais e acadêmicas. Assim, dessa forma, estará impelindo ações adjacentes ao campo laboral. Para tais práxis, torna-se relevante usar do saber-fazer de forma exitosa da inclusão. Considera-se que a importância da inclusão diante desse público permite utilizar de recursos técnicos norteadores que recaem sobre o entendimento das manifestações comportamentais implicadas no processo de ensino e aprendizagem, introduzindo a observação participante e observação sistemática, sistema único de comunicação alternativa/aumentativa- PECS e Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a comunicação-TEACCH. Com isso, os educadores, estará a estimular as potencialidades do aluno com" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2412_TB310_05032024080548.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCIEL ARAÚJO PORCINO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "leicram.psi@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108234 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 2412 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO COMO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM OLHAR DIANTE DO ALUNO COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO-TEA" "resumo" => "Configura-se como objetivo deste trabalho, descrever a importância da inclusão como processo de ensino e aprendizagem do aluno com o Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Utilizou-se da metodologia de revisão bibliográfica ancorada numa visão crítica e reflexiva das políticas públicas afirmativas. Sabe-se que a inclusão é dos requisitos que auxilia no processo de aquisição de aprendizagem da pessoa com deficiência. O manejo de incluir nos dias atuais é visto como um desafio no âmbito escolar. A educação especial na perspectiva inclusiva, emerge como uma proposta com intuito de romper com as práticas tradicionais de ensino que reduzem as dimensões: cognitiva, social, existencial, escolar e até mesmo do trabalho. Os resultados apontam que o aluno com TEA pode apresentar múltiplos repertórios de natureza comportamental que precisam ser compreendidos para ser incluído no processo de ensino e aprendizagem. Isto é, os profissionais da educação, devem compreender as particularidades do aluno dentro do espectro autista. Essa prática implica em conduzir estratégias educacionais especiais, de modo que o conhecimento diante das características do aluno com TEA, tendem-se a subsidiar a aquisição de aprendizagens, através de adaptações curriculares, onde os educadores podem trabalhar as habilidades: cognitivas, sociais e acadêmicas. Assim, dessa forma, estará impelindo ações adjacentes ao campo laboral. Para tais práxis, torna-se relevante usar do saber-fazer de forma exitosa da inclusão. Considera-se que a importância da inclusão diante desse público permite utilizar de recursos técnicos norteadores que recaem sobre o entendimento das manifestações comportamentais implicadas no processo de ensino e aprendizagem, introduzindo a observação participante e observação sistemática, sistema único de comunicação alternativa/aumentativa- PECS e Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a comunicação-TEACCH. Com isso, os educadores, estará a estimular as potencialidades do aluno com" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 13 - TEA, transtornos do neurodesenvolvimento e distúrbios de aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2412_TB310_05032024080548.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ MARCIEL ARAÚJO PORCINO" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "leicram.psi@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS (UNIFIP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }