Configura-se como objetivo deste trabalho, descrever a importância da inclusão como processo de ensino e aprendizagem do aluno com o Transtorno do Espectro do Autismo-TEA. Utilizou-se da metodologia de revisão bibliográfica ancorada numa visão crítica e reflexiva das políticas públicas afirmativas. Sabe-se que a inclusão é dos requisitos que auxilia no processo de aquisição de aprendizagem da pessoa com deficiência. O manejo de incluir nos dias atuais é visto como um desafio no âmbito escolar. A educação especial na perspectiva inclusiva, emerge como uma proposta com intuito de romper com as práticas tradicionais de ensino que reduzem as dimensões: cognitiva, social, existencial, escolar e até mesmo do trabalho. Os resultados apontam que o aluno com TEA pode apresentar múltiplos repertórios de natureza comportamental que precisam ser compreendidos para ser incluído no processo de ensino e aprendizagem. Isto é, os profissionais da educação, devem compreender as particularidades do aluno dentro do espectro autista. Essa prática implica em conduzir estratégias educacionais especiais, de modo que o conhecimento diante das características do aluno com TEA, tendem-se a subsidiar a aquisição de aprendizagens, através de adaptações curriculares, onde os educadores podem trabalhar as habilidades: cognitivas, sociais e acadêmicas. Assim, dessa forma, estará impelindo ações adjacentes ao campo laboral. Para tais práxis, torna-se relevante usar do saber-fazer de forma exitosa da inclusão. Considera-se que a importância da inclusão diante desse público permite utilizar de recursos técnicos norteadores que recaem sobre o entendimento das manifestações comportamentais implicadas no processo de ensino e aprendizagem, introduzindo a observação participante e observação sistemática, sistema único de comunicação alternativa/aumentativa- PECS e Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits relacionados com a comunicação-TEACCH. Com isso, os educadores, estará a estimular as potencialidades do aluno com