O PROTAGONISMO CRIATIVO DO ALUNO SURDO NA APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108205 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 1607 "titulo" => "O PROTAGONISMO CRIATIVO DO ALUNO SURDO NA APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO" "resumo" => "O ensino de literatura para surdos ainda enfrenta um sistema que privilegia o uso do português como língua de instrução e de fruição estética, o serviço de interpretação e tradução da Libras na mediação didática, a perspectiva grafocêntrica e o ouvintismo estrutural, especialmente, no contexto da escola regular. Romper com essa tradição que nega o aluno surdo em sua condição de sujeito sócio-cultural, falante de uma língua de sinais e participante de uma comunidade surda rica em códigos e tradições, pode ser um caminho para uma prática pedagógica mais plural e atenta à diversidade. Nesta reflexão, realizamos a leitura de textos narrativos produzidos por alunos surdos do curso de licenciatura em Letras Libras/Língua Portuguesa, no âmbito da disciplina de Literatura Surda, para pensar a importância de protagonismos criativos nas experiências do leitor/produtor surdo com o texto literário. Os estudos de Sutton-Spence sobre a literatura na educação de surdos e de Hélder Pinheiro sobre o ensino de literatura corroboram, neste artigo, para a compreensão de possibilidades mais amplas na abordagem do texto literário em sala de aula. Submeter o aluno surdo de graduação a experiências criativas no ensino de literatura e, com ele, repensar práticas escolares que, em certos momentos, o distanciaram do texto literário (re)conduz o leitor a um processo de identificação e pertencimento essencial à fruição estética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1607_TB267_06032024191805.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOATAN DAVID FERREIRA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "JOATAN MEDEIROS" "autor_email" => "joatan.medeiros@ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108205 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 267 "inscrito_id" => 1607 "titulo" => "O PROTAGONISMO CRIATIVO DO ALUNO SURDO NA APROXIMAÇÃO COM O TEXTO LITERÁRIO" "resumo" => "O ensino de literatura para surdos ainda enfrenta um sistema que privilegia o uso do português como língua de instrução e de fruição estética, o serviço de interpretação e tradução da Libras na mediação didática, a perspectiva grafocêntrica e o ouvintismo estrutural, especialmente, no contexto da escola regular. Romper com essa tradição que nega o aluno surdo em sua condição de sujeito sócio-cultural, falante de uma língua de sinais e participante de uma comunidade surda rica em códigos e tradições, pode ser um caminho para uma prática pedagógica mais plural e atenta à diversidade. Nesta reflexão, realizamos a leitura de textos narrativos produzidos por alunos surdos do curso de licenciatura em Letras Libras/Língua Portuguesa, no âmbito da disciplina de Literatura Surda, para pensar a importância de protagonismos criativos nas experiências do leitor/produtor surdo com o texto literário. Os estudos de Sutton-Spence sobre a literatura na educação de surdos e de Hélder Pinheiro sobre o ensino de literatura corroboram, neste artigo, para a compreensão de possibilidades mais amplas na abordagem do texto literário em sala de aula. Submeter o aluno surdo de graduação a experiências criativas no ensino de literatura e, com ele, repensar práticas escolares que, em certos momentos, o distanciaram do texto literário (re)conduz o leitor a um processo de identificação e pertencimento essencial à fruição estética." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID1607_TB267_06032024191805.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOATAN DAVID FERREIRA DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "JOATAN MEDEIROS" "autor_email" => "joatan.medeiros@ufrn.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }