O presente estudo foi fruto de uma atividade realizada na disciplina de “Fundamentos da Educação Inclusiva”, que compõe a grade curricular obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Teve como objetivo avaliar a inclusão educacional, em uma escola municipal da cidade do Recife, a partir das dimensões de acessibilidade, de acordo com Sassaki (2009). Embasado na perspectiva de que a educação é um direito universal e que, no âmbito do paradigma da educação inclusiva, fundamentada nos direitos humanos, compete à sociedade e às entidades governamentais promover acessibilidade e inclusão plena para as pessoas com deficiência, para que todos tenham direito à participação social, com autonomia e independência. Fundamentado no princípio de que a partir da eliminação de diversas barreiras no âmbito escolar, como: atitudinal, comunicacional, arquitetônica, metodológica, instrumental e programática, promove-se a equidade para as pessoas que têm impedimentos de curto ou longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, que se utilizou da observação não participante para a coleta dos dados e para a análise dos mesmos, realizou-se uma descrição da realidade observada. Como resultados, constatou-se a presença de barreiras arquitetônicas, atitudinais e comunicacionais, impedindo ou dificultando a inclusão e distanciando das pessoas com deficiência o direito à Educação, ao tratamento equitativo e da plena participação social a partir dos princípios de uma sociedade inclusiva.