ACESSIBILIDADE COMO MECANISMO PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108555 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 750 "inscrito_id" => 807 "titulo" => "ACESSIBILIDADE COMO MECANISMO PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente estudo foi fruto de uma atividade realizada na disciplina de “Fundamentos da Educação Inclusiva”, que compõe a grade curricular obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Teve como objetivo avaliar a inclusão educacional, em uma escola municipal da cidade do Recife, a partir das dimensões de acessibilidade, de acordo com Sassaki (2009). Embasado na perspectiva de que a educação é um direito universal e que, no âmbito do paradigma da educação inclusiva, fundamentada nos direitos humanos, compete à sociedade e às entidades governamentais promover acessibilidade e inclusão plena para as pessoas com deficiência, para que todos tenham direito à participação social, com autonomia e independência. Fundamentado no princípio de que a partir da eliminação de diversas barreiras no âmbito escolar, como: atitudinal, comunicacional, arquitetônica, metodológica, instrumental e programática, promove-se a equidade para as pessoas que têm impedimentos de curto ou longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, que se utilizou da observação não participante para a coleta dos dados e para a análise dos mesmos, realizou-se uma descrição da realidade observada. Como resultados, constatou-se a presença de barreiras arquitetônicas, atitudinais e comunicacionais, impedindo ou dificultando a inclusão e distanciando das pessoas com deficiência o direito à Educação, ao tratamento equitativo e da plena participação social a partir dos princípios de uma sociedade inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID807_TB750_08052024124706.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LEÃO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "M. EDUARDA LEÃO" "autor_email" => "eduardaleaobarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108555 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 750 "inscrito_id" => 807 "titulo" => "ACESSIBILIDADE COMO MECANISMO PARA A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO EDUCACIONAL" "resumo" => "O presente estudo foi fruto de uma atividade realizada na disciplina de “Fundamentos da Educação Inclusiva”, que compõe a grade curricular obrigatória do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Teve como objetivo avaliar a inclusão educacional, em uma escola municipal da cidade do Recife, a partir das dimensões de acessibilidade, de acordo com Sassaki (2009). Embasado na perspectiva de que a educação é um direito universal e que, no âmbito do paradigma da educação inclusiva, fundamentada nos direitos humanos, compete à sociedade e às entidades governamentais promover acessibilidade e inclusão plena para as pessoas com deficiência, para que todos tenham direito à participação social, com autonomia e independência. Fundamentado no princípio de que a partir da eliminação de diversas barreiras no âmbito escolar, como: atitudinal, comunicacional, arquitetônica, metodológica, instrumental e programática, promove-se a equidade para as pessoas que têm impedimentos de curto ou longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Tratou-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, que se utilizou da observação não participante para a coleta dos dados e para a análise dos mesmos, realizou-se uma descrição da realidade observada. Como resultados, constatou-se a presença de barreiras arquitetônicas, atitudinais e comunicacionais, impedindo ou dificultando a inclusão e distanciando das pessoas com deficiência o direito à Educação, ao tratamento equitativo e da plena participação social a partir dos princípios de uma sociedade inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 05 - Políticas Públicas e Acessibilidade em espaços escolares e não escolares" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID807_TB750_08052024124706.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LEÃO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "M. EDUARDA LEÃO" "autor_email" => "eduardaleaobarbosa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }