A LIBRAS NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EM 2024
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108092 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 880 "titulo" => "A LIBRAS NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EM 2024" "resumo" => "A Libras é uma língua que tem por obrigatoriedade estar na grade curricular de todos os cursos de licenciaturas e fonoaudiologia das Instituições de Ensino Superior (IES) espalhadas pelo Brasil, uma vez que os futuros professores lecionarão também para os surdos e a Libras se faz necessária na comunicação entre surdos e ouvintes dentro do ambiente escolar. O ano de 2015 foi o derradeiro para que todas as IES se organizassem quanto a oferta de tal disciplina, agora depois de 9 anos, cabe compreender as características dessas ofertas. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar a oferta da supracitada língua enquanto disciplina nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de licenciaturas ofertados pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Buscou-se entender todos os aspectos quanto ao nome da disciplina, o período de oferta, a carga-horária e ementa. Logo, caracteriza-se como uma pesquisa de caráter descritivo, por meio de análise documental e de conteúdo, obtidos em arquivos de mídia eletrônica diretamente no site institucional da UFMT que dispõe de forma pública os PPC’s e resoluções de alterações de todos os cursos ofertados. A busca evidenciou relevantes diferenças de carga-horária entre os cursos de licenciatura, bem como a autonomia de cada um para com a ementa. Vale ressaltar como ponto positivo a disciplina ser ofertada como obrigatória na matriz curricular do PPC do curso de psicologia. E como ponto negativo as poucas mudanças ocorridas ao longo desses 9 anos, gerando a necessidade de repensar o ensino de Libras nas licenciaturas das IES brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID880_TB122_04062024101510.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE DE JESUS FERREIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "francieleleite.professora@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108092 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 122 "inscrito_id" => 880 "titulo" => "A LIBRAS NAS LICENCIATURAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO EM 2024" "resumo" => "A Libras é uma língua que tem por obrigatoriedade estar na grade curricular de todos os cursos de licenciaturas e fonoaudiologia das Instituições de Ensino Superior (IES) espalhadas pelo Brasil, uma vez que os futuros professores lecionarão também para os surdos e a Libras se faz necessária na comunicação entre surdos e ouvintes dentro do ambiente escolar. O ano de 2015 foi o derradeiro para que todas as IES se organizassem quanto a oferta de tal disciplina, agora depois de 9 anos, cabe compreender as características dessas ofertas. Nesse sentido, este estudo objetivou identificar a oferta da supracitada língua enquanto disciplina nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) de licenciaturas ofertados pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Buscou-se entender todos os aspectos quanto ao nome da disciplina, o período de oferta, a carga-horária e ementa. Logo, caracteriza-se como uma pesquisa de caráter descritivo, por meio de análise documental e de conteúdo, obtidos em arquivos de mídia eletrônica diretamente no site institucional da UFMT que dispõe de forma pública os PPC’s e resoluções de alterações de todos os cursos ofertados. A busca evidenciou relevantes diferenças de carga-horária entre os cursos de licenciatura, bem como a autonomia de cada um para com a ementa. Vale ressaltar como ponto positivo a disciplina ser ofertada como obrigatória na matriz curricular do PPC do curso de psicologia. E como ponto negativo as poucas mudanças ocorridas ao longo desses 9 anos, gerando a necessidade de repensar o ensino de Libras nas licenciaturas das IES brasileiras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 04 - Currículo e serviços de Apoio à escolarização na educação Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID880_TB122_04062024101510.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELE DE JESUS FERREIRA LEITE" "autor_nome_curto" => "FRANCIELE" "autor_email" => "francieleleite.professora@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }