A educação inclusiva é um dos desafios impostos à gestão escolar, em face das novas demandas que a escola enfrenta, no contexto de uma sociedade que se democratiza e se transforma. Formar a equipe pedagógica e de gestão escolar na perspectiva da educação inclusiva implica ressignificar o papel dos profissionais, da escola, da educação e das práticas pedagógicas usuais do contexto excludente de ensino. A formação continuada é fundamental para que a inclusão aconteça de maneira mais ampla, que possa oferecer condições de atendimento educacional adequadas às necessidades dos alunos. O gestor escolar é o grande responsável para que a inclusão ocorra na escola, abrindo espaços e promovendo trocas de experiências importantes, desenvolvendo uma gestão democrática e participativa. Neste trabalho, objetivamos discutir aspectos da educação inclusiva, especificamente relacionados à formação de professores e gestores para atuação na perspectiva inclusiva. O artigo tem como objetivo analisar os ciclos de formações feitas pelos profissionais da rede particular de ensino para a construção de uma escola inclusiva; identificar as ações desenvolvidas para que isso aconteça. Os procedimentos metodológicos são de abordagem qualitativa através de entrevistas. Os resultados revelam que apesar de algumas dificuldades encontradas, o papel da gestão escolar, entendendo, proporcionando formação e incentivando a equipe é fundamental para que a escola seja de fato inclusiva.