O ensino de ciências na perspectiva inclusiva refere-se a uma abordagem educacional que busca garantir que todos os estudantes, independentemente de suas habilidades, necessidades ou características individuais, tenham acesso equitativo à educação em ciências. Isso inclui estudantes com deficiência, dificuldades de aprendizagem, transtornos do espectro autista (TEA), estudantes superdotados, estudantes de diferentes origens étnico-raciais e socioeconômicas, entre outros. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar produções acadêmicas publicados na plataforma Scientific Electronic Liberary Online (SciELO) no período de 2019 a 2022, na coleção do Brasil, aplicando também outro filtro, apenas trabalhos em português, a partir de produções acadêmicas no ensino de Ciências e/ou Química. A pesquisa foi orientada pela busca usando os descritores “Inclusão no Ensino de Ciências”, e “Deficiência e Ensino de Ciências”, trazendo uma totalidade de vinte e quatro trabalhos. Mediante o resultado, optamos por fazer um recorte, o qual correspondia aos trabalhos que tratassem sobre o ensino de ciências na perspectiva inclusa no ensino de ciências ou de alguma forma correlacionasse com a disciplina de química, resultando numa totalidade de seis artigos para serem analisados. De acordo com os dados obtidos, podemos observar que ao logo dos anos as pesquisas nesta área vêm aumentando, e os trabalhos analisados possibilitou a reflexão sobre possíveis abordagens para utilizar o ensino investigativo como estratégia e estímulo à aprendizagem e inferir que há uma escassez de produções referente ao ensino de ciências na perspectiva inclusiva no ano de 2022, em que não foram encontrados nenhuma produção. Por meio da análise dos trabalhos, constatamos que as produções acadêmicas analisados cumprem com o objeto de estudo. Dessa forma, esse tipo de estudo pode ser realizado em outras plataformas, e em outras disciplinas.