Este trabalho apresenta resultados parciais da análise da produção científica brasileira sobre as redes de apoio e os suportes ao processo de escolarização da infância com deficiência. A pesquisa envolve a investigação bibliográfica e documental, a partir da análise de legislação sobre inclusão social da pessoa com deficiência (PcD) e na busca e análise de artigos na base de dados do Portal de Periódicos da CAPES, em duas etapas. Os primeiros descritores utilizados foram: redes de apoio, suportes, escolarização e deficiência, sendo selecionados os artigos produzidos nos últimos cinco anos (2019-2023). Foram localizados, após o descarte das duplicidades, quatro artigos científicos com o termo redes de apoio e sete trabalhos com a expressão suportes, todos relacionados com a escolarização de crianças com deficiência. Identificou-se nos artigos sobre as redes de apoio a presença dos temas: políticas brasileiras de inclusão, aspectos profissionais do apoio pedagógico, relação família-escola na escolarização, classes multisseriadas na intersecção entre educação especial e do campo. Localizou-se nos artigos sobre os suportes para a escolarização, os temas: judicialização da educação, relação família-escola, ensino, estudo internacional comparado sobre educação especial, inclusão no ensino superior. Além dos temas identificados nos artigos pesquisados, apontam-se outros interesses, igualmente relevantes, quando se trata de redes de apoio e suportes a escolarização. A democratização do acesso, bem como o investimento em pesquisa para o desenvolvimento de inovações em tecnologia assistiva, correspondem a importantes pautas nos debates sobre suportes para a escolarização e educação inclusiva. A intervenção precoce corresponde a tema bastante relevante, visto que considera a ampliação dos suportes em educação e saúde destinados a atender às necessidades específicas da criança na etapa da vida essencial para o seu pleno desenvolvimento, ou seja, até os dois anos de idade. Realizou-se, a partir desta constatação, nova busca com os descritores: intervenção precoce e educação, tecnologia assistiva e educação. No primeiro caso, identificou-se 187 artigos sobre intervenção precoce e educação. No segundo evento, foram localizados 250 artigos sobre tecnologia assistiva e educação. Constatou-se um aumento significativo do número de publicações e o interesse maior pelas pesquisas sobre temáticas mais específicas relacionadas às redes de apoio e suportes à escolarização de crianças com deficiência. Conclui-se que existe uma infinidade de temas e abordagens em pesquisa acadêmica no campo da educação inclusiva para que sejam acolhidos todos os desafios da escolarização de pessoas com deficiência. No entanto, as pequenas contribuições e o conjunto delas podem colaborar para que seja possível uma educação que contribua para a autonomia e a inclusão de pessoas com deficiência, considerando suas necessidades específicas e a formação de redes de apoio e suportes na intersecção entre educação e saúde.