Para a criança que possui deficiência auditiva se inserir dentro do âmbito da Educação Básica é um desafio, tendo em vista que são vários os obstáculos que limitam muito o seu processo de aquisição da escrita e leitura quando é tratado a questão do processo de alfabetização, é encontrado uma defasagem nesse processo onde é limitada a infraestrutura e a qualificação profissional, vale ressaltar que a educação inclusiva é de suma importância para que aconteça o desenvolvimento das habilidades fundamentais da criança deficiência auditiva, ofertando assim uma aprendizagem eficaz e relevante para esse aluno. Este artigo científico buscou uma abordagem bibliográfica e qualitativa que tem como objetivo discutir os desafios encontrados no processo de ensino e aprendizagem da criança que possui deficiência auditiva dentro do âmbito infantil e o trabalho do professor realizado em salas de aulas que possuem esses alunos com necessidades particulares. É necessário que a escola precise adaptar as atividades de forma que o aluno surdo entenda através dos espaços visuais, as tarefas de escrita devem ser compreendidas de forma que os alunos surdos escrevem, uma vez, que a língua natural deles não é a portuguesa e sim a Libras. A atuação do educador é marcada por suas habilidades e experiências, dessa forma, através de desafios que a prática pedagógica sempre exigiu no dia a dia do âmbito escolar, uma vez que engloba diversos aspectos, como: avaliar, ensinar e planejar. O educador sempre foi uma figura de extrema importância para o desenvolvimento da formação integral e aprendizagem dos alunos, não se distinguindo para o surdo e o aluno em seu processo de escolarização.