Durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2015, foi concebida a Agenda 2030 da ONU, com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável em escala global estabelecendo conexões entre as dimensões social, econômica e ambiental. Dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o objetivo 4, voltado à promoção da educação de qualidade, inclui a meta 4.5, que visa assegurar, até o ano de 2030, a igualdade de acesso de todos, inclusive das pessoas com deficiência, à educação inclusiva, de qualidade e equitativa. Nesse contexto, torna-se imprescindível uma revisão da estrutura educacional brasileira na superação do paradigma da inclusão excludente o qual tende a reforçar e perpetuar a marginalização de pessoas com deficiência. A partir desse cenário, o presente trabalho tem por objetivo investigar o panorama das publicações brasileiras relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência, em consonância com os princípios e objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) nas plataformas Google Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES e Catálogo de Teses e Dissertações, utilizando palavras-chaves, adotando critérios de inclusão e exclusão, no período de 2015 a 2023. Os resultados obtidos pela RSL apontam para uma carência de estudos que abordem a temática da inclusão de pessoas com deficiência. Dos poucos estudos identificados, muitos tratam superficialmente da questão, especialmente no que diz respeito aos objetivos estabelecidos pela Agenda 2030 da ONU. Tal cenário pode acarretar em obstáculos para o alcance das metas propostas para o ano de 2030, conforme delineadas pela referida agenda internacional.