Ao iniciar o percurso académico em uma Instituição de Ensino Superior (IES), o estudante se depara com outra realidade, da qual contém inúmeras situações diferentes das vivenciadas na Educação Básica. Diante dessa nova realidade, é necessário a adoção de medidas e estratégias que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, dentre elas, a autorregulação. Com isso, esse artigo visa discorrer sobre a autorregulação na aprendizagem e inclusão educacional, da qual é um meio utilizado pelos estudantes para se planejarem durante sua vida acadêmica. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica de natureza básica, utilizando artigos que estejam ligados ao tema proposto encontrados no Portal Periódicos CAPES. Pode-se definir a autorregulação como a capacidade de se organizar e/ou planejar-se para as atividades curriculares, numa tentativa de efetuar todas as obrigações acadêmicas no tempo determinado, cumprindo os prazos estabelecidos. A partir das leituras feitas, constatou-se sobre a importância da autorregulação no processo de aprendizagem dos discentes que estudam nas IES, ademais, a autorregulação é uma estratégia usada por estes estudantes para auxiliar no enfrentamento das dificuldades presentes durante todo o curso. Desse modo, os resultados apresentados apontam que, desenvolver estratégias de autorregulação trazem grande relevância para o processo educacional. Ademais, no contexto da Educação Inclusiva, com a ampliação do número de pessoas com deficiência na Universidade, desenvolver diferentes estratégias de ensino de aprendizagem autorregulada é algo imprescindível por parte dos docentes, visando oportunizar melhoria nas tomadas de decisão que qualifique, a participação dos estudantes e as aprendizagens. O tema em questão requer a incorporação de novos referenciais teórico-metodológicos e práticas escolares resultantes deles, os quais serão explorados ao longo do texto.