O espaço escolar precisa ser pensado como um dos fatores importantes que contribuem para o sucesso escolar, deve ser elaborado de forma que subsidie o processo de ensino-aprendizagem, contemplando os diversos alunos nele inseridos. Neste contexto, o professor deve proporcionar estratégias e atividades pedagógicas que viabilizem e favoreçam o desenvolvimento da aprendizagem, tornando-a mais acessível e significativa para todos os alunos. Para isso, repensar a formação docente se faz necessário como meio de aprimoramento para que a escola contemple todo o seu público-alvo presente, inclusive os alunos com deficiência, promovendo a adaptação de práticas pedagógicas e a inovação por meio da utilização de novas tecnologias acessíveis e estratégias eficazes de formação docente incluindo a capacitação em tecnologias acessíveis para a prática de adaptação curricular em sala de aula. Neste sentido, o presente artigo buscou fazer um breve estudo sobre: formação docente na perspectiva da educação inclusiva; prática pedagógica com os sujeitos diversos na escola e o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) como recursos pedagógicos. Para tanto, utilizou-se como principal metodologia a pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa a partir de um ensaio teórico, com o intuito de compreender a integração da formação docente com o uso das TDICs como recursos pedagógicos na perspectiva da educação inclusiva.