RESUMO O estudo tem como propósito caracterizar a reprodução do capacitismo no ensino técnico e tecnológico dos Institutos Federais e discernir as contribuições para o desenvolvimento de práticas educativas voltadas à mitigação do capacitismo. Os dados foram adquiridos por meio de uma revisão de literatura realizada no Observatório do Programa de Pós-Graduação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). Foram verificadas dissertações entre 2019 e 2023. A análise foi realizada com abordagem qualitativa, com protocolo estruturado, apresentando (autor, trabalho, ano e instituição pesquisada). As categorias levantadas foram: 1) reprodução do capacitismo no ensino técnico e tecnológico nos Institutos Federais; 2) formas contemporâneas do capacitismo na educação inclusiva; e 3) contribuições para práticas educativas anti capacitistas no ensino técnico e tecnológico nos Institutos Federais. Concluiu-se que o capacitismo está intrínseco nos planejamentos das atividades incluindo as recreativas e esportivas, presente em atitudes de capacitismo recreativo. Nos currículos escolares. Nos relacionamentos interescolares representando a intencionalidade de estigmatizar as pessoas atendidas com o apoio técnico específico individual, produzindo como resultado a manutenção de diversas barreiras que obstaculizam a concretização de uma Educação Inclusiva, evidenciando dificuldade de inserção de estudantes com deficiência no ensino Técnico e Tecnológico nos Institutos Federais. Assim, a proposição e implementação de práticas educativas anti capacitistas são urgentes e necessárias para corroborar com o direito à educação e garantir a permanência e êxito desse grupo. Torna-se valioso que o capacitismo seja posto como tema a ser discutido nas formações docentes e encontros pedagógicos, como também no que tange à elaboração de propostas de produção de conhecimento, para maior propagação do conceito e conhecimento de uso de termos que são capacitistas perante a sociedade.