O propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023), bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2022). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo em Instituições do Ensino Superior. Metodologicamente é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a necessidade de sua consolidação e ampliação.