O presente trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as experiências advindas do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal de Campina Grande no campus sede, cujos desafios estão voltados às crescentes demandas advindas dos estudantes com deficiência que ingressam no Ensino Superior na UFCG. A pesquisa se caracteriza como qualitativa de cunho descritivo por buscar compreender aspectos relevantes do funcionamento do NAI dentro da estrutura organizacional da UFCG como um órgão mediador e propositivo de ações voltado a Acessibilidade e Inclusão dentro da Instituição. A implantação e funcionamento dos NAIs nos espaços de Ensino Superior vem se dando a partir de um processo constante de embates e lutas, sendo a conquista do direito à educação especial na perspectiva inclusiva um longo e árduo caminho a ser percorrido, revelando-se a necessidade do envolvimento e a participação de todos os segmentos que compõem a comunidade acadêmica para a consolidação de tal direito. Desse modo, a pesquisa também reconhece as potencialidades das ações em rede, importância da divulgação e publicização das informações sobre as temáticas que envolvem o contexto das Pessoas com Deficiência, o olhar cuidadoso voltado a formação e capacitação dos vários segmentos da comunidade acadêmica e principalmente a luta constante pela quebra de barreiras, especialmente, no sentido de vencer as atitudinais e o capacitismo estruturante que ainda está arraigado nos processos que envolvem a vida acadêmica. Desse modo, tais reflexões buscam apontar caminhos e possibilidades advindos do NAI para consolidação e melhoria da oferta de ações e serviços aos estudantes com deficiência do Campus Sede.