Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

USO DO SCRATCH COM ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES: RELATO DE EXPERÊNCIA NO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO DE JIJOCA DE JERICOACOARA.

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão presentes no cotidiano escolar como ferramenta de ensino e aprendizagem (Zednik et al. 2019). O presente trabalho traz o relato de experiência do uso da plataforma Scratch em atividades desenvolvidas para alunos com Altas Habilidades, realizadas no Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado - NAPE, localizado em Jijoca de Jericoacoara - Ceará. Este estudo tem como objetivo refletir sobre as contribuições das tecnologias para os atendimentos pedagógicos especializados de alunos com Altas Habilidades. O conceito de Altas Habilidades engloba um conjunto de características, tais como habilidades acima da média, envolvimento com a tarefa e criatividade (Renzulli, 2005). A proposta está embasada em uma metodologia ativa, que busca inserir o aluno em um fazer pautado na ação, ou seja, no fazer do aluno, através do qual são estimulados a investigar, a criar, e a resolver situações-problemas (Morán, 2020). Participaram do estudo 08 crianças, matriculadas no NAPE, atendidas semanalmente no contraturno do horário de aula. As atividades com o Scratch foram elaboradas e utilizadas pela equipe multidisciplinar de psicopedagogia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. O Scratch é amplamente utilizado para introduzir conceitos de programação e desenvolver habilidades de pensamento lógico e computacional, possibilitando diversas aprendizagens (Sales et al., 2017). Os resultados analisados até então, indicam que no decurso das atividades, os estudantes elaboram e analisam hipóteses, constroem programação por blocos, criam animações e narrativas digitais, reconhecem padrões para resolução de problemas, entre outras ações, que favorecem o processo de inclusão, auxilia no desenvolvimento de habilidades cognitivas como comunicação, interação, concentração, atenção, foco, criatividade, além de proporcionar aos alunos uma postura ativa como protagonista na construção do conhecimento.

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