Este artigo objetiva trazer reflexões acerca de como vem acontecendo o trabalho do cuidador escolar nos Centros de Referência em Educação Infantil (CREI’s) do município de Sapé/PB, assim como das condições que permeiam o serviço público prestado por tal profissional. Dessa forma, documentos oficiais do âmbito educacional e trabalhista foram analisados a fim de traçar uma visão geral da identidade profissional do cuidador escolar, de suas atribuições e desafios que a categoria enfrenta atualmente. Sendo assim, este estudo se trata de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório, cuja abordagem é qualitativa, tendo a coleta de dados sido realizada de maneira virtual, por meio de um questionário eletrônico criado pelo Google Forms. A partir disso, cinco cuidadores escolares apontaram indicadores de que há uma complexidade em torno do exercício da profissão, a qual exige formação adequada, intencionalidade educativa e condições sociais e salariais dignas para incentivar melhorias na qualidade do trabalho ofertado. A falta de tais subsídios acaba promovendo um serviço desmotivado e desordenado, sem objetivos claros e significativos, além de abrir caminhos para possíveis desvios de funções. Desse modo, conclui-se que é fundamental que a identidade profissional do cuidador escolar seja construída e reconhecida legalmente e que condições favoráveis ao exercício dessa ocupação sejam asseguradas, de modo que pesquisas sobre o assunto sejam produzidas cada vez mais, uma vez que o cuidador é um profissional cujas práticas educativas são indispensáveis para a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência(s), transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e/ou superdotação nas escolas, mas que ainda não foi olhado com a atenção que precisa e merece.