O presente estudo tem como objetivo destacar a importância da inclusão das crianças autistas no contexto da educação infantil. Ao longo da história, a concepção de deficiência tem evoluído, influenciada por abordagens sociais, científicas, filosóficas e culturais, que tendem a se afastar de interpretações depreciativas e generalizadas, buscando diminuir as representações carregadas de preconceito, discriminação e rejeição. Os seres humanos, enquanto seres sócio-culturais, aprendem a reconhecer a diversidade ou não, pois se inserem em uma dada cultura, nas quais as representações constroem a deficiência. Assim, construir espaços inclusivos desde a Educação Infantil oportuniza aprendizagens e desenvolvimentos para as crianças no contexto da diversidade. Contudo, mesmo com o passar do tempo se sabe que a inclusão do Transtorno de Espectro Autista (TEA) nas creches e escolas encontra desafios na prática. Nessa perspectiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica, verificou-se que Autismo e inclusão são temas amplamente discutidos na contemporaneidade, e sua importância é incontestável. A abordagem desses temas vai muito além da simples matrícula de pessoas com necessidades educativas especiais nas instituições escolares. É fundamental promover efetivamente o desenvolvimento e a aprendizagem desses indivíduos. Apesar das inúmeras dificuldades, é no ambiente escolar que os alunos precisam ser estimulados e preparados para uma vida em sociedade. Portanto, é crucial o comprometimento com pesquisas que abordem a formação de qualidade dos docentes, visando possibilitar a transformação das práticas institucionais para que cumpram seu papel na democratização social e política.