DESAFIOS NO COMBATE À DESIGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS: TECENDO DIÁLOGOS SOBRE PERMANÊNCIA E ÊXITO DAS DISCENTES
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108483 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 2937 "titulo" => "DESAFIOS NO COMBATE À DESIGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS: TECENDO DIÁLOGOS SOBRE PERMANÊNCIA E ÊXITO DAS DISCENTES" "resumo" => "A inserção das mulheres no ambiente escolar brasileiro ocorreu tardiamente; em determinadas camadas sociais, a saber as denominadas minorias, os impactos dessa problemática ecoam até a atualidade e influenciam diretamente na permanência e êxito das estudantes nas instituições de ensino. Desta forma, a presente pesquisa foi conduzida com o objetivo de analisar os principais entraves enfrentados para a continuidade dos estudos pelas discentes do Curso Técnico em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici. Para esse fim, foram aplicados trinta e quatro questionários para a realização de análise quantitativa. Ademais, foi desenvolvida pesquisa de cunho bibliográfico utilizando as plataformas “Google Acadêmico” e “eduCapes”. Os dados obtidos apontam a rotina exaustiva como a principal dificuldade enfrentada, com o total de 60% das respostas. É possível observar que, apesar da idade das entrevistadas terem variado de 23 a 59 anos, elas possuem em comum outros indicativos como o estado civil, predominantemente indicado como solteira (57,6%), a presença de filhos (82,4%) e a presença de vínculo empregatício externo (62,5%), além das atividades realizadas no ambiente familiar, que contribuem para uma tripla jornada de trabalho que afeta a maioria e fundamenta a rotina ser a alternativa de maior indicação para esta problemática. As demais respostas mais expressivas indicaram que 27,3% das entrevistadas não apresentam objeções para a permanência na escola, 15,2% não conseguem acompanhar os conteúdos trabalhados em sala de aula e 15,2% apresentam dificuldade em conseguir transporte diariamente. Faz-se necessário, portanto, o levantamento de debates sobre os desafios apresentados na presente pesquisa, assim como formas de contorná-los, intencionando a construção de um sistema educacional que atenda às necessidades das alunas e que contribua para a formação e introdução de mais mulheres nas instituições de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2937_TB649_31052024221853.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDA RODRIGUES DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "LEONARDA" "autor_email" => "lrsb1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108483 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 649 "inscrito_id" => 2937 "titulo" => "DESAFIOS NO COMBATE À DESIGUALDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS: TECENDO DIÁLOGOS SOBRE PERMANÊNCIA E ÊXITO DAS DISCENTES" "resumo" => "A inserção das mulheres no ambiente escolar brasileiro ocorreu tardiamente; em determinadas camadas sociais, a saber as denominadas minorias, os impactos dessa problemática ecoam até a atualidade e influenciam diretamente na permanência e êxito das estudantes nas instituições de ensino. Desta forma, a presente pesquisa foi conduzida com o objetivo de analisar os principais entraves enfrentados para a continuidade dos estudos pelas discentes do Curso Técnico em Alimentos da modalidade Educação de Jovens e Adultos do Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici. Para esse fim, foram aplicados trinta e quatro questionários para a realização de análise quantitativa. Ademais, foi desenvolvida pesquisa de cunho bibliográfico utilizando as plataformas “Google Acadêmico” e “eduCapes”. Os dados obtidos apontam a rotina exaustiva como a principal dificuldade enfrentada, com o total de 60% das respostas. É possível observar que, apesar da idade das entrevistadas terem variado de 23 a 59 anos, elas possuem em comum outros indicativos como o estado civil, predominantemente indicado como solteira (57,6%), a presença de filhos (82,4%) e a presença de vínculo empregatício externo (62,5%), além das atividades realizadas no ambiente familiar, que contribuem para uma tripla jornada de trabalho que afeta a maioria e fundamenta a rotina ser a alternativa de maior indicação para esta problemática. As demais respostas mais expressivas indicaram que 27,3% das entrevistadas não apresentam objeções para a permanência na escola, 15,2% não conseguem acompanhar os conteúdos trabalhados em sala de aula e 15,2% apresentam dificuldade em conseguir transporte diariamente. Faz-se necessário, portanto, o levantamento de debates sobre os desafios apresentados na presente pesquisa, assim como formas de contorná-los, intencionando a construção de um sistema educacional que atenda às necessidades das alunas e que contribua para a formação e introdução de mais mulheres nas instituições de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 08 - Aprendizagem e Educação de Jovens, Adultos e Idosos na Perspectiva Inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD4_ID2937_TB649_31052024221853.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDA RODRIGUES DA SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "LEONARDA" "autor_email" => "lrsb1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }