Este artigo teve como objetivo analisar como vem sendo discutido em produções científicas, a prática psicomotora como possibilidade para a inclusão em prol do desenvolvimento integral no contexto da Educação Infantil, especificamente nas Teses e Dissertações no período de 2018 a 2023. Consiste em discutir essa importante correlação que contribui de forma significativa no processo de inclusão em prol do desenvolvimento integral da criança no contexto escolar. A metodologia, de revisão bibliográfica, tipo estado da arte, encontrou 2 trabalhos de Dissertação, em função dos critérios de seleção, com busca na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), interpretados pela Análise de Conteúdo. As buscas foram realizadas a partir dos descritores: prática psicomotora e educação infantil por possibilitar maior amplitude acerca da temática. Os resultados encontrados demonstram que ainda é incipiente o número de pesquisas acerca da prática psicomotora como possibilidade para inclusão em consonância aos aspectos do desenvolvimento integral na Educação Infantil. A partir da conclusão da investigação, destaca-se que os achados referentes a este objeto de estudo precisam ser impulsionados, visto que a prática psicomotora contribui de forma significativa para a inclusão em prol do desenvolvimento integral da criança na conjuntura educacional.