Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A ESCOLARIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE SURDO EM UM CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM ANÁPOLIS - GO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108211
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 1562
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A ESCOLARIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE SURDO EM UM CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM ANÁPOLIS - GO"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas educacionais e a escolarização de um estudante surdo em um contexto de uma escola municipal de Anápolis-GO. Sobre a surdez, estudos têm um papel fundamental na promoção de avanços em diferentes espaços educacionais, conscientizando sobre a importância da inclusão, bem como esforços para desenvolver práticas pedagógicas e políticas que atendam às necessidades específicas desses estudantes. A questão direcionadora é: como as políticas públicas educacionais vigentes possibilitam aos estudantes surdos uma escolarização de qualidade, promovendo um desenvolvimento social e pedagógico? A pesquisa é de abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, é, bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Aproxima-se da concepção de pesquisa fenomenológica ao tratar seus processos e abordagens. Para fundamentação teórica, foram utilizados pesquisadores/autores que contribuem nos seguintes eixos: Políticas Públicas Educacionais - Reis (2013), Souza (2018), Educação bilíngue para surdos - Strobel (2018); Formação continuada para educação inclusiva bilíngue – Gatti e Barreto (2009), André (2016); As práxis pedagógicas de um ensino inclusivo bilíngue - Mantoan (2007), Intérprete Educacional de Língua Brasileira de Sinais - Quadros (2005). Para realização da pesquisa de campo foi utilizada entrevista semiestruturada com quatro participantes, sendo duas professoras regentes, uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras em uma escola municipal de Anápolis – GO. No que se refere à análise de dados, foi utilizada a hermenêutica dialética, pois esse tipo de pesquisa se ocupa com significados, motivos, das aspirações, das crenças, das atitudes. Os resultados apontaram que as políticas públicas educacionais inclusivas para estudantes surdos devem ser pautadas na valorização da escolarização em um viés bilíngue. Desvelou ainda a necessidade de um trabalho colaborativo com práxis inclusivas, interligando equipes escolares com ações e planejamentos, repensando com mais profundidade a formação continuada em uma abordagem inclusiva bilíngue."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1562_TB280_09062024132234.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEONICE BICUDO DA ROCHA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLEONICE"
    "autor_email" => "cleonicebrf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108211
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 280
    "inscrito_id" => 1562
    "titulo" => "POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E A ESCOLARIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE SURDO EM UM CONTEXTO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM ANÁPOLIS - GO"
    "resumo" => "O trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas educacionais e a escolarização de um estudante surdo em um contexto de uma escola municipal de Anápolis-GO. Sobre a surdez, estudos têm um papel fundamental na promoção de avanços em diferentes espaços educacionais, conscientizando sobre a importância da inclusão, bem como esforços para desenvolver práticas pedagógicas e políticas que atendam às necessidades específicas desses estudantes. A questão direcionadora é: como as políticas públicas educacionais vigentes possibilitam aos estudantes surdos uma escolarização de qualidade, promovendo um desenvolvimento social e pedagógico? A pesquisa é de abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, é, bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Aproxima-se da concepção de pesquisa fenomenológica ao tratar seus processos e abordagens. Para fundamentação teórica, foram utilizados pesquisadores/autores que contribuem nos seguintes eixos: Políticas Públicas Educacionais - Reis (2013), Souza (2018), Educação bilíngue para surdos - Strobel (2018); Formação continuada para educação inclusiva bilíngue – Gatti e Barreto (2009), André (2016); As práxis pedagógicas de um ensino inclusivo bilíngue - Mantoan (2007), Intérprete Educacional de Língua Brasileira de Sinais - Quadros (2005). Para realização da pesquisa de campo foi utilizada entrevista semiestruturada com quatro participantes, sendo duas professoras regentes, uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras em uma escola municipal de Anápolis – GO. No que se refere à análise de dados, foi utilizada a hermenêutica dialética, pois esse tipo de pesquisa se ocupa com significados, motivos, das aspirações, das crenças, das atitudes. Os resultados apontaram que as políticas públicas educacionais inclusivas para estudantes surdos devem ser pautadas na valorização da escolarização em um viés bilíngue. Desvelou ainda a necessidade de um trabalho colaborativo com práxis inclusivas, interligando equipes escolares com ações e planejamentos, repensando com mais profundidade a formação continuada em uma abordagem inclusiva bilíngue."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID1562_TB280_09062024132234.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEONICE BICUDO DA ROCHA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CLEONICE"
    "autor_email" => "cleonicebrf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O trabalho tem como objetivo analisar as políticas públicas educacionais e a escolarização de um estudante surdo em um contexto de uma escola municipal de Anápolis-GO. Sobre a surdez, estudos têm um papel fundamental na promoção de avanços em diferentes espaços educacionais, conscientizando sobre a importância da inclusão, bem como esforços para desenvolver práticas pedagógicas e políticas que atendam às necessidades específicas desses estudantes. A questão direcionadora é: como as políticas públicas educacionais vigentes possibilitam aos estudantes surdos uma escolarização de qualidade, promovendo um desenvolvimento social e pedagógico? A pesquisa é de abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos, é, bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Aproxima-se da concepção de pesquisa fenomenológica ao tratar seus processos e abordagens. Para fundamentação teórica, foram utilizados pesquisadores/autores que contribuem nos seguintes eixos: Políticas Públicas Educacionais - Reis (2013), Souza (2018), Educação bilíngue para surdos - Strobel (2018); Formação continuada para educação inclusiva bilíngue – Gatti e Barreto (2009), André (2016); As práxis pedagógicas de um ensino inclusivo bilíngue - Mantoan (2007), Intérprete Educacional de Língua Brasileira de Sinais - Quadros (2005). Para realização da pesquisa de campo foi utilizada entrevista semiestruturada com quatro participantes, sendo duas professoras regentes, uma professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um tradutor intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras em uma escola municipal de Anápolis – GO. No que se refere à análise de dados, foi utilizada a hermenêutica dialética, pois esse tipo de pesquisa se ocupa com significados, motivos, das aspirações, das crenças, das atitudes. Os resultados apontaram que as políticas públicas educacionais inclusivas para estudantes surdos devem ser pautadas na valorização da escolarização em um viés bilíngue. Desvelou ainda a necessidade de um trabalho colaborativo com práxis inclusivas, interligando equipes escolares com ações e planejamentos, repensando com mais profundidade a formação continuada em uma abordagem inclusiva bilíngue.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.