ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE INCLUSÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO SERTÃO DOS INHAMUNS-CEARÁ
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108350 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 471 "inscrito_id" => 2108 "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE INCLUSÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO SERTÃO DOS INHAMUNS-CEARÁ" "resumo" => "A formação dos profissionais que trabalham com a inclusão escolar nos municípios de Boa Viagem, Madalena, Monsenhor Tabosa, Itatira, Pedra Branca e Quixeramobim, no Sertão dos Inhamuns do Ceará, é um desafio que demanda estratégias abrangentes e integradas. Compartilhando a concepção de que o processo de formação docente extrapola os limites do ambiente escolar e se estende ao cotidiano e outros espaços educativos, fundamentamos nossa abordagem nos estudos de Gauthier, Martineau, Desbiens, Malo e Simard (1998) e Tardif (2000). Esses autores destacam a pluralidade dos saberes docentes, que englobam conhecimentos pedagógicos, disciplinares, curriculares e experienciais. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) do Brasil e as Diretrizes Nacionais, a formação de professores para a Educação Infantil (EI) e anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) ocorre nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia. Nesse contexto, o IFCE Campus de Boa Viagem desempenha um papel crucial ao oferecer possibilidades formativas que atendam às demandas específicas desses profissionais. A partir de uma abordagem teórico-metodológica que reconhece a complexidade e diversidade dos saberes docentes, este estudo busca compreender as necessidades de formação dos profissionais que atuam com inclusão escolar na região dos Inhamuns. Por meio de análises qualitativas, entrevistas e levantamento de demandas locais, identificamos lacunas na formação existente e possíveis estratégias para suprir essas necessidades. Os principais resultados revelam a importância de programas de formação continuada, workshops, parcerias com instituições locais e ações de extensão universitária para fortalecer as competências dos profissionais envolvidos na inclusão escolar. Além disso, ressaltam a relevância de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, envolvendo não apenas a área da Educação, mas também profissionais de saúde, assistência social e outras áreas afins.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2108_TB471_07072024124349.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO RIBEIRO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leonardo.barros@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108350 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 471 "inscrito_id" => 2108 "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE INCLUSÃO ESCOLAR NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO SERTÃO DOS INHAMUNS-CEARÁ" "resumo" => "A formação dos profissionais que trabalham com a inclusão escolar nos municípios de Boa Viagem, Madalena, Monsenhor Tabosa, Itatira, Pedra Branca e Quixeramobim, no Sertão dos Inhamuns do Ceará, é um desafio que demanda estratégias abrangentes e integradas. Compartilhando a concepção de que o processo de formação docente extrapola os limites do ambiente escolar e se estende ao cotidiano e outros espaços educativos, fundamentamos nossa abordagem nos estudos de Gauthier, Martineau, Desbiens, Malo e Simard (1998) e Tardif (2000). Esses autores destacam a pluralidade dos saberes docentes, que englobam conhecimentos pedagógicos, disciplinares, curriculares e experienciais. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) do Brasil e as Diretrizes Nacionais, a formação de professores para a Educação Infantil (EI) e anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) ocorre nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia. Nesse contexto, o IFCE Campus de Boa Viagem desempenha um papel crucial ao oferecer possibilidades formativas que atendam às demandas específicas desses profissionais. A partir de uma abordagem teórico-metodológica que reconhece a complexidade e diversidade dos saberes docentes, este estudo busca compreender as necessidades de formação dos profissionais que atuam com inclusão escolar na região dos Inhamuns. Por meio de análises qualitativas, entrevistas e levantamento de demandas locais, identificamos lacunas na formação existente e possíveis estratégias para suprir essas necessidades. Os principais resultados revelam a importância de programas de formação continuada, workshops, parcerias com instituições locais e ações de extensão universitária para fortalecer as competências dos profissionais envolvidos na inclusão escolar. Além disso, ressaltam a relevância de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, envolvendo não apenas a área da Educação, mas também profissionais de saúde, assistência social e outras áreas afins.." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Formação docente e gestão escolar no enfoque inclusivo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID2108_TB471_07072024124349.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEONARDO RIBEIRO DE BARROS" "autor_nome_curto" => "LEONARDO" "autor_email" => "leonardo.barros@ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }