A formação dos profissionais que trabalham com a inclusão escolar nos municípios de Boa Viagem, Madalena, Monsenhor Tabosa, Itatira, Pedra Branca e Quixeramobim, no Sertão dos Inhamuns do Ceará, é um desafio que demanda estratégias abrangentes e integradas. Compartilhando a concepção de que o processo de formação docente extrapola os limites do ambiente escolar e se estende ao cotidiano e outros espaços educativos, fundamentamos nossa abordagem nos estudos de Gauthier, Martineau, Desbiens, Malo e Simard (1998) e Tardif (2000). Esses autores destacam a pluralidade dos saberes docentes, que englobam conhecimentos pedagógicos, disciplinares, curriculares e experienciais. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) do Brasil e as Diretrizes Nacionais, a formação de professores para a Educação Infantil (EI) e anos iniciais do Ensino Fundamental (EF) ocorre nos Cursos de Licenciatura em Pedagogia. Nesse contexto, o IFCE Campus de Boa Viagem desempenha um papel crucial ao oferecer possibilidades formativas que atendam às demandas específicas desses profissionais. A partir de uma abordagem teórico-metodológica que reconhece a complexidade e diversidade dos saberes docentes, este estudo busca compreender as necessidades de formação dos profissionais que atuam com inclusão escolar na região dos Inhamuns. Por meio de análises qualitativas, entrevistas e levantamento de demandas locais, identificamos lacunas na formação existente e possíveis estratégias para suprir essas necessidades. Os principais resultados revelam a importância de programas de formação continuada, workshops, parcerias com instituições locais e ações de extensão universitária para fortalecer as competências dos profissionais envolvidos na inclusão escolar. Além disso, ressaltam a relevância de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, envolvendo não apenas a área da Educação, mas também profissionais de saúde, assistência social e outras áreas afins..